Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Vamos comemorar: Os avanços conseguidos nestes três primeiros meses. Programa Mais Educação

Ola, encerramos a primeira etapa do Programa Mais Educação no dia 10-12-2010, depois de quase três meses de desenvolvimento das ações, gostaria de agradecer o brilhante desempenho dos nossos monitores, que apesar das limitações, desenvolveram ações pedagógicas que culminaram com algumas melhorias nos seguintes aspectos:relacionamento, disciplina, avanços na leitura e escrita.Neste dia tivemos uma vasta programação, envolvendo apresentações artísticas, torneio interclasse de voleybool e nos deliciamos com uma linda apresentação da Banda Fanfarra de Davinopólis-Ma, cujo o maestro Professor Robson é monitor na nossa escola. Eu, enquanto coordenadora deste Programa, creio que precisamos avançar mais,onde a participação de todos é fundamental, alguns problemas também precisam serem solucionados, como: a contratação de pessoal de apoio (merendeiras e zeladoras)e a disponibilização de um servidor (professor ou auxiliar administrativo)para ajudar na coordenação do programa. Leia a reportagem sobre o encerramento do Programa. Em fevereiro de 2011, com fé em Deus,daremos continuidade ao Programa.


MAIS EDUCAÇÃO - Escola Paulo Freire encerra atividades do Programa de Educação Integral em 2010
Escola e alunos comemoram os bons resultados obtidos com as atividades pedagógicas do Programa - Na última sexta-feira (10) a Escola Municipal Paulo Freire (Parque Amazonas) realizou encerramento das atividades do Programa Mais Educação em 2010.
Com a presença da secretária adjunta da Educação, Marinalva da Silva e o coordenador do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), Domingos Bandeira; os coordenadores, supervisores, monitores, alunos e a direção da escola comemoram os bons resultados obtidos com as atividades pedagógicas do Programa Mais Educação, conforme esclarece a gestora Marli Oliveira de Sousa:
“Estamos encerrando a primeira etapa do Mais Educação e já percebemos os bons resultados obtidos com os mais de 200 alunos que frequentam as atividades do programa aqui no Paulo Freire”.
O Programa Mais Educação, criado pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e a Prefeitura de Imperatriz, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas com acompanhamento pedagógico, e atividades que envolvem meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, comunicação, educação científica e educação econômica.
A operacionalização do programa é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Marinalva da Silva, secretária adjunta da Educação afirmou aos alunos da Escola Paulo Freire que este é um programa que dá oportunidade de crescimento e aprendizagem aos alunos da Rede Municipal de Ensino em Imperatriz. “O Mais Educação tem dado aos alunos de Imperatriz novas oportunidades de aprendizagem, vocês devem aproveitar todas as oportunidades que lhes proporcione crescimento. Vocês são o futuro da nossa cidade e do nosso país”.
“Este é o momento de colhermos os resultados do que foi desenvolvido em poucos meses pelo programa. Queremos que novas oportunidades cheguem a todos os alunos da rede municipal, parabenizamos e agradecemos a participação de todos os alunos e o empenho da escola através da direção, coordenação e dos monitores que trabalham diariamente com estas crianças”, declarou Domingos Bandeira, coordenador do Departamento de Projetos Especiais da SEMED.
A supervisora escolar Corina Silva Fregona esclarece os avanços obtidos pelos alunos que freqüentam o Mais Educação. “É motivo de orgulho para nós ver a mudança significativa que estas crianças tiveram com o desenvolvimento destas atividades pedagógicas proporcionadas pelo Programa Mais Educação. Algumas começaram com dificuldades na leitura e escrita e hoje já vemos a mudança e o crescimento de todos esses alunos”.

Educação Integral e o Programa Mais Educação:
A perspectiva do Programa Mais Educação é desenvolver uma educação pública e democrática para isso amplia-se tempos, espaços, atores envolvidos no processo e oportunidades educativas em benefício da melhoria da qualidade da educação dos milhares de alunos brasileiros. Desse ideal constitui-se o Programa Mais educação para a promoção da educação integral no Brasil contemporâneo.
A educação que este Programa quer evidenciar é uma educação que busque superar o processo de escolarização tão centrado na figura da escola. A escola, de fato, é o lugar de aprendizagem legítimo dos saberes curriculares e oficiais na sociedade, mas não devemos tomá-la como única instância educativa. Deste modo, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, conhecimentos; é tentar construir uma educação que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã.

Fonte: ASCOM