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segunda-feira, 25 de abril de 2011

PROJETO DESENVOLVIDO NO MÊS DE ABRIL


Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Clarice Pacheco


ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE
IMPERATRIZ – 2011

Projeto:A VIAGEM ATRAVÉS DA LEITURA


Autora: Cleres C. do Nascimento
Período: 04 á 29 de Abril de 2011
Áreas envolvidas: Todas as áreas do conhecimento.
Eixo Temático: Pluralidade Cultural, Ética e Cidadania.


JUSTIFICATIVA:

A leitura e a escrita são ferramentas fundamentais ao desenvolvimento de varias habilidades, bem como favorece apropriação de múltiplos saberes. Portanto para este desenvolvimento, torna-se mister ao educador que oportunize ao educando estratégias que envolva o ler, o escrever, o ouvir e o falar, fatores essências na construção do cidadão globalizado, que seja capaz, de observar, pesquisar e agir, deste modo atuando no meio.
Em face deste contexto, os livros paradidáticos que serão lidos no bimestre pelos educandos da Escola Municipal Paulo Freire e posteriormente apresentados, serão pautados em histórias bíblicas, deste modo favorecendo a reflexão ética-cidadã, tendo como base os Ensinamentos de Deus.


OBJETIVO GERAL:

Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita em função e a partir do grau de letramento que o aluno traz de seu grupo familiar e cultural, bem como a reflexão ética-cidadã.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

 Identificar os diferentes tipos de textos;
 Produzir os diversos tipos de textos;
 Realizar a textualidade;
 Usar a língua escrita em situações discursivas e diversificada;
 Refletir sobre os ensinamentos de Deus, tendo como fundamento as histórias bíblicas

LIVROS BÍBLICOS LIDOS NO BIMESTRE:

I Período – Cobrador de impostos
II Período A - Rute
II Período B - Moisés
1º Ano A: Davi
1º Ano B: Rute
2º Ano A: O dilúvio
2º Ano B: O nascimento de Jesus
2º Ano C: A criação
3º Ano A: Jonas
3º Ano B: Daniel
3º Ano C: Salomão
4º Ano A: José do Egito
4º Ano B: Abraão
5º Ano A: Paulo
5º Ano B: Jó
5º Ano C: Ressurreição de Cristo
6º Ano A: David e Golias
6º Ano B: Abraão
6º Ano C: Rute
6º Ano D: Jonas
7º Ano A: Filho Pródigo
7º Ano B: Jonas
7º Ano C: José
7º Ano D: Daniel
7º Ano E: Mirian
8º Ano A: Nascimento e infância de Jesus
8º Ano B: Entrada de Jesus em Jerusalém
8º Ano C: Nascimento e infância
8º Ano D: Noé
8º Ano E: Jacó
9º Ano A: Morte e Ressurreição de Jesus
9º Ano B: Entrada de Jesus em Jerusalém
9º Ano C: Morte e Ressurreição de Jesus

Socialização:

Apresentação de dramatizações, poesias, parodia, trava-línguas, etc. baseada no Livro Paradidático lido no bimestre.

Programação:

Educação Infantil aos 5º anos

Dias:
 27/04 – 1º A, B, 2º A, B, C e 3º A
 28/04 – 3º B, 4º A, B, 5º A, B e C
 28/04 – I Período A, II Período A e B e 3º C.
Horário:
Matutino: 8:00 ás 11:00h
Vespertino: 14:00 ás 16:00h

Dia:
 29/04 – 6º ao 9º anos
Horário:
Matutino: 8:00 ás 11:00h
Vespertino: 14:00 ás 17:00h

Professores responsáveis: Ed. Infantil aos 5º anos, Professores de Língua Portuguesa e Educação Religiosa

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Forúm da Disciplina de Relações Interpessoais e Ética Profissional

Olá Acadêmicos de Pedagogia do Pólo de Campestre (as) do IDEPH, leia o texto complementar e registre os seus relatos para compartilhar com os demais colegas sobre:
Ética e Moral, dois conceitos de uma mesma realidade.
Eu sou o tipo de professor (a) que quero para meus filhos?

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Divulgação do Projeto Toda Mulher tem direito a uma vida sem violência



Escola da Rede Municipal desenvolve projeto sobre Lei Maria da Penha

A Escola Municipal Paulo Freire (Parque Amazonas) que integra a Rede Municipal de Ensino realizará nos dias 30 e 31 de março, socialização do Projeto Interdisciplinar “Toda mulher tem direito a uma vida sem violência”.
O projeto tem como objetivo, conforme esclarece a gestora Marli Oliveira de Sousa disseminar a relevância da Lei Maria da Penha, no intuito de conscientizar os educandos e Comunidade Escolar acerca dos direitos e amparo que a Lei traz para a defesa da mulher e o resgate da sua cidadania.
“Partindo do eixo de Ética e Cidadania e tendo como tema central a Lei Maria da Penha, a Escola Municipal Paulo Freire desenvolveu no decorrer do mês de Março o projeto didático e interdisciplinar: “Toda mulher tem direito a uma vida sem violência”, a proposta é envolver os alunos desde Educação Infantil ao 9º anos e os da Educação Jovens e Adultos no mês de março, objetivando a construção e a formação de cidadãos éticos, críticos e acima de tudo que saibam valorizar a mulher, contribuindo assim para minimizar o numero de agressão a mulheres”.
Marli Oliveira de Sousa ressaltou ainda que o projeto foi desenvolvido em todas as turmas da escola e envolveu todas as disciplinas, utilizando recursos como: revistas, retro-projetores e internet.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O sucesso das Escolas Municipais de Imperatriz-MA



Quando pensamos em educação, logo nos vem como no repicar de sino, as lembranças dos ranços e avanços nesta área. Falando especificamente do nosso município,onde graças a Deus tive e tenho o prazer de fazer parte deste contexto histórico.Neste emaranhando mundo do conhecimento, os professores da rede municipal, passaram por vários momento significativos, tais como: Nas décadas de 80 e 90, o foco era o primado da pedagogia tradicional que era a transmissão do saber acumulado, onde o professor era a figura principal,e o educador um mero receptor, não existia praticamente recursos,e o profissional da educação, não era valorizado. Na metade da década de 90, com as mudanças a nível nacional,bem como a organização dos educadores passa-se a viver uma nova fase: Há uma quebra de paradigmas, no que tange a construção da aprendizagem,a busca pela autonomia, bem como a descentralização dos recursos dá-se inicio uma nova fase na educação Municipal.Vale pontuar as Políticas Educacionais implantadas em cada época. O resultado hoje alcançado pelas Escolas Municipais, onde 54 atingiram ou superaram a meta prevista pelo Governo Federal é resultado desta longa caminhada, onde o Professor é a peça principal, pois a sala de aula, representa coração da Secretaria de Educação. Nesta trilha, devemos destacar o Trabalho dos Ex prefeitos, como também do atual Prefeito Municipal Drº Sebastião Madeira,pelos investimentos na aérea educacional, e o trabalho da equipe pedagógica da Semed, tão bem administrada pelo Professor Zeziel.
Um ponto determinante para esta conquista,foi a determinação das Gestoras,que são as arquitetas que pensam, planejam,executam com a comunidade as ações do processo educativo. E Eu como professora da rede pública municipal há 23 anos, colaborando com este crescimento na função de Gestora(Escola Municipal Leôncio Pires Dourado. 1990-2009)atualmente com Gestora Adjunta(Esc.Paulo Freire), tenho o prazer em afirmar: EU FAÇO PARTE DESTA CONQUISTA, GRAÇAS A DEUS.

Pedagogia de Projetos - Um leque para a contextualização da aprendizagem



O planejar faz parte do cotidiano do ser humano,onde o sucesso das ações desenvolvidas são resultados do equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos. Em resumo planejamento, é um ato sistematizado, racionalmente organizado,deste modo oportuniza os educadores, tomarem suas ações didáticas contextualizadas, formando um ambiente prazeroso de aprendizagem. A pedagogia de Projetos favorece o entrelaço entre os conteúdos curriculares e a realidade do ambiente educacional. Esta é a proposta atual trabalhada na Escola Municipal Paulo Freire,tendo como meta principal minimizar as dificuldades de leitura e escrita observadas entre os alunos do 2º ao 9º, através de ações significativas.
No mês de março de 2011, foi elaborado pela equipe pedagógica, O Projeto didático "Toda Mulher tem direito a uma vida sem violência", onde o foco principal era o conhecimento da Lei Maria da Penha. Vale ressaltar que dentro da especificidade de cada disciplina, este tema foi explorado pelos educadores em sala de aula. O ponto forte deste Projeto foi o Concurso de Redação (8º e 9º anos) e Concurso de Poesias ( 3° e 4º, 6º e 7º anos), além de apresentações de jograis, poesias, coreografia, pelos educandos da Educação infantil ao 3º anos). As redações, bem como as poesias escritas pelos educandos deixaram os educadores maravilhados, e ainda tivemos a Presença da Secretária da Mulher a Professora Conceição Formiga, da Juiza da Vara da Mulher, Drª Sara e o Escritor Livaldo Fregona, que foram os paletrantes deste evento

PARABÉNS! EDUCADORES E EDUCANDOS DA ESCOLA PAULO FRE