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terça-feira, 31 de maio de 2011

Momento Espiritual - Maio-2011


Escola Municipal Paulo Freire

Imperatriz-Maranhão

Planejamento maio 2011

O MELHOR DE VOCÊ (Madre Teresa de Calcutá)

Dê sempre o melhor

E o melhor virá...

Às vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas...

Perdoe-as assim mesmo.

Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta e interesseiro...

Seja gentil assim mesmo.

Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros...

Vença assim mesmo.

Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo...

Seja honesto e franco assim mesmo.

O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra...

Construa assim mesmo.

Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja...

Seja feliz assim mesmo.

O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã...

Faça o bem assim mesmo.

Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante...

Dê o melhor de você assim mesmo.

E veja você que, no final das contas...

É entre VOCÊ e DEUS...

Nunca foi entre você e eles!

Texto Reflexivo- Planejamento Maio-2011

Escola Municipal Paulo Freire

Imperatriz-Maranhão

Planejamento Maio de 2011

Texto Reflexivo

A Menina do Vestido Azul (Thais da Silva)

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Acontece que essa menina freqüentava as aulas da escolinha local no mais lamentável estado: suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo. Assim raciocinou o mestre: "É uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumadas desse jeito.

Talvez, “com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul.” Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe não achou razoável que, com aquele traje tão bonito, a filha continuasse a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, antes das aulas. Ao fim de uma semana, disse o pai: "Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar um pouco a casa, enquanto eu, nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?" E assim fez o humilde casal. Até que sua casa ficou muito mais bonita que todas as casas da rua e os vizinhos se envergonharam e se puseram também a reformar suas residências.

Desse modo, todo o bairro melhorava a olho visto, quando por isso passou um político que, bem impressionado, disse: "É lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo". E dali saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro. Dessa primeira comissão surgiram muitas outras e hoje, por todo o país, elas ajudaram os bairros pobres a se reconstruírem.

E pensar que tudo começou com um vestido azul. Não era intenção daquele simples professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse os bairros abandonados de todo o país. Mas ele fez o que podia, ele deu a sua parte, ele fez o primeiro movimento, do qual se desencadeou toda aquela transformação. É difícil reconstruir um bairro, mas é possível dar um vestido azul.

Projeto Didático Desenvolvido no mês de maio-2011





Escola Municipal Paulo Freire


Imperatriz - Maranhão



Projeto: Da escravidão á liberdade (Lei Áurea).


Período: 03 á 31 de maio de 2011.


Autora: Cleres Carvalho do Nascimento Silva


Clientela: Alunos da Educação Infantil – 1º ao 9ºano


Professores Responsáveis: Educação Infantil – 1º ao 5º anos. Professores de História e Geografia do 6º ao 9º ano


Justificativa:


No dia 13 de maio de 2011 irá completar 123 anos da promulgação da Lei Áurea, que pôs definitivamente o fim de 300 anos de escravidão no Brasil. Com o objetivo de conhecermos a origem da escravidão, e suas conseqüências políticas e sociais, foi elaborado este projeto para promover o aprofundamento sobre a importância da contribuição dos negros para o desenvolvimento do nosso país como também, contribuir na formação de uma sociedade livre de preconceitos e tolerante com a diversidade em seus diversos aspectos.


Objetivos


Geral:


Refletir sobre o processo histórico do negro na sociedade brasileira e sua trajetória de inserção, exclusão e inclusão na participação nesta sociedade.


Específicos:


<!--[if !supportLists]-->· Identificar as lutas que antecederam a promulgação da Lei Áurea.


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Conhecer as influências do negro na cultura brasileira.


Metodologia:


Língua Portuguesa: Trabalhar textos relacionados à cultura negra.


Matemática: Pesquisas e análises de dados gráficos sobre a situação do negro na educação, economia, saúde e segurança no Brasil, Maranhão e Imperatriz.


História: Pesquisas e debates sobre história da escravidão no Brasil. Lei Áurea e os movimentos negros.


Geografia: O caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio de mapa mundi.


Ciências: Culinária e chás trazidos da cultura afro-brasileira.


Artes: Música, Vestuário é artistas negros que são destaques nas artes (Aleijadinho entre outros).


Inglês: Escravidão nos países que tem o inglês como sua língua oficial.


Ensino Religioso: Crenças africanas.


Educação Física: Esportes e brincadeiras de origem Africana.


Recursos:


Mapa Mundi, Revistas,Internet,Livros,Cartazes,Vídeos,Fotos e Data Show.


Socialização: (31 de maio de 2011)


Educação Infantil ao 5º ano: Será apresentado dentro de sala com a exposição de cartazes, fotos e filmes no decorrer do mês.


6º ao 9º ano (Seminário)


6º anos: Lei Áurea


7º anos: Caminho Geográfico da África para o Brasil


8º anos: Cultura Africana


9º anos: Os movimentos negros


Avaliação:


Os educandos serão avaliados na observação dos seguintes critérios:


- Na participação e envolvimento nas pesquisas (2.0 pts nas disciplinas de história e geografia)


- Apresentação do Seminário e construção de relatório (3.0 pts nas disciplinas de história e geografia)


Referências:


http://cucasuperlegal.blogspot.com/2011/03/projeto-pedagogico-dia-da-consciencia.html


http://centrodeensinomouraorangel.blogspot.com/2008/10/projeto-didtico-cultura-negra.html


Parâmetros Curriculares Nacionais de História

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Texto trabalhado na Escola Paulo Freire no Planejamento Mensal de Junho/2011

MENSAGEM DE DEUS – (MOMENTO ESPIRITUAL).

Tu és um ser humano, és o Meu milagre.
E és forte, capaz, inteligente, e cheio de dons e talentos. Conta teus dons e talentos. Entusiasma-te com eles.
Reconhece-te. Aceita-te. Anima-te. E pensa que desde este momento podes mudar tua vida para o bem, se assim te propões e se te enches de entusiasmo.
Tu és minha criação maior. És meu milagre.
Não temas começar uma nova vida. Não te lamentes nunca. Não te queixes. Não te atormentes. Não te deprimas. Como podes temer se és meu milagre? Estás dotado de poderes desconhecidos para outras criaturas do Universo.
És ÚNICO. Ninguém é igual a ti. Só em ti está aceitar o caminho da felicidade e enfrentá-lo seguindo sempre adiante. Até o fim. Simplesmente porque és livre.
Em ti está o poder de não amarrar-te às coisas. As coisas não fazem a felicidade. Te fiz perfeito para que aproveitasses tua capacidade, e não para que te destruísses com teus enganos mundanos.

Te dei o poder de PENSAR.

Te dei o poder de AMAR.

Te dei o poder de IMAGINAR.

Te dei o poder de CRIAR.

Te dei o poder de PLANEJAR.

Te dei o poder de REZAR.

E te situei o poder dos anjos quando te dei o poder da escolha.
Te dei o domínio de escolher o teu próprio destino usando tua vontade.
O que tens feito destas tremendas forças que te dei? Não importa! De hoje em diante esqueça o teu passado, usando sabiamente este poder de escolha.

Opta por SORRIR em lugar de chorar.

Opta por CRIAR em lugar de destruir.

Opta por DOAR em lugar de roubar.

Opta por ATUAR em lugar de adiar.

Opta por CRESCER em lugar de consumir-te.

Opta por BENDIZER em lugar de blasfemar.

Opta por VIVER em lugar de morrer.

E aprende a sentir a Minha presença em cada ato de sua vida. Cresça a cada dia um pouco mais no otimismo e na esperança!
Deixa para trás os medos e os sentimentos de derrota. Eu estou ao teu lado. Sempre.
Chama-me. Busca-me. Lembra-te de mim. Vivo em ti desde sempre e sempre te estou esperando para amar-te.
Se hás de vir até Mim algum dia. que seja hoje, neste momento! Cada instante que vivas sem Mim, é um instante infinito que perdes de Paz.
Procura tornar-te criança... simples, generoso doador, com capacidade de extasiar-te e capacidade para comover-te ante à maravilha de sentir-te humano.
Porque podes conhecer Meu amor, podes sentir uma lágrima, podes compreender uma dor.
Não te esqueças de que és Meu milagre.
Que te quero feliz, com misericórdia, com piedade, para que este mundo em que transitas possa acostumar-se a sorrir, sempre que tu aprendas a sorrir.

E se és Meu milagre, então usa os teus dons e muda o teu meio ambiente, contagiando esperança e otimismo sem temor porque...

EU ESTOU AO TEU LADO !

DEUS.

Organizando o Cronograma de ações. (De acordo com o Projeto Político Pedagógico da Escola)

ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE

IMPERATRIZ – MARANHÃO

CRONOGRAMA – JUNHO/JULHO 2011

01/06 – Planejamento Mensal

03/06 – Conselho de classe e Entrega de resultados do 1º Bimestre da Educação Infantil ao 5º ano.

07/06 – Entrega das matrizes do simulado de língua portuguesa e matemática (5º ao 9º)

15/06 – Simulado de Língua Portuguesa e Matemática (5º ao 9º)

16 á 22/06 – Curso para os Professores dos 5° anos ( IDEB).

27/06 – Entrega das matrizes para as Provas de Blocos do 2º Bimestre.

PROVAS DE BLOCOS

01/07 – ENSINO RELIGIOSO – ARTES

04/07 – CIÊNCIAS – GEOGRAFIA

06/07 – HISTÓRIA – INGLÊS

07/07 – MATEMÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA.

09/07 -= ARRAIÁ DA ALEGRIA

11 Á 15/07 – CURSO BRASIL ON LINE.

OBS: ENTREGA DE MAPEAMENTOS DE NOTAS NA SECRETARIA NO DIA 13/07.

-Os professores deverão entregar os diários devidamente atualizados na secretaria da Escola no dia 15/07.

-Recesso: 18 á 29/07.

Educação não transforma o mundo.

Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo. (Paulo Freire





SUGESTÕES: COMO ORGANIZAR A PAUTA PARA O PLANEJAMENTO MENSAL NA ESCOLA;

ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE

IMPERATRIZ – MARANHÃO

PAUTA – PLANEJAMENTO JUNHO/JULHO 2011

I – MOMENTO ESPIRITUAL – (Isaura)

II – MOMENTO REFLEXIVO – (Isaura)

III – FALA DA GESTORA GERAL.

IV – ABORDAGEM SOBRE:

-Acompanhamento do Instituto Ayrton Senna. (Programas; Circuito Campeão e Gestão nota 10). (Corina, Cleres, Marli, Isaura)

-Arraia da Alegria –(Cleres)

-Cronograma: (junho-julho)

-Considerações Finais

V – Sistematização do Plano Mensal.

Texto para reflexão;

A lei do caminhão de lixoDEIXE O LIXEIRO PASSAR...
Um dia peguei um taxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa, quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente.
O taxista pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz!
O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente, mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo sinal de maneia bastante amigável.
Indignado lhe perguntei: Porque você fez isto? “Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital”!
Foi quando o motorista de taxi me ensinou o que eu agora chamo de "A lei do caminhão de lixo.”
Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, traumas e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente. Isto não é problema seu!
Apenas sorria, acene, deseje-lhes o bem, e vá em frente. Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas. Fique tranquilo... Respire e deixe o lixeiro passar.
O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia. A vida é muito curta, não leve lixo. Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustrações.
Não vale a pena levantar de manhã com remorso. Assim... Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem. Ore por elas. A vida é dez por cento o que você faz dela e, noventa por cento a maneira como você a recebe!
"O que fazemos em vida ecoa por toda a eternidade”
Fala o que não devemos fazer quando estamos cheios de raiva, e sobre o que temos que fazer para impedirmos que esse sentimento tome conta de nós·.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Projeto Festa Junina



Escola Municipal Paulo Freire
Imperatriz - Maranhão

Projeto Didático: O Arraia da Alegria
Tema; Festa Junina .
Eixo Temático: Ética e Pluralidade Cultural
Período: 01/06 á 09/07/2011
Clientela: Educandos da Educação Infantil e Ensino Fundamental
Autoras: Cleres Carvalho do Nascimento Silva.
Professores responsáveis; Educadores da Ed. Infantil ao 9º ano.

1.0 JUSTIFICATIVA:

De acordo com historiadores, as festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio à dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.
Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo à dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. As festas juninas são comemoradas nos quatro cantos do nosso país, tendo maior repercussão no nordeste, em cuja região destaca-se o Estado do Maranhão como um dos maiores cultivadores desta tradição. Contudo o festejo junino é considerado o evento festivo mais importante tanto cultural como politicamente no referido estado. Deste modo torna-se relevante a escola, lançar mão de suas ações pedagógicas, utilizando a Pedagogia de Projetos para trabalhar de forma prazerosa e significativa, deste modo colaborando com a cultura brasileira. Este projeto didático, “O arraia da Alegria” visa destacar para os educandos o conceito de Festa Junina e sua origem, os santos comemorados em junho, em todo o Brasil, bem como as danças, comidas, adivinhas, brincadeiras cultivadas em todo o país.

2.0 OBJETIVOS

2.1 Geral:
Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país e do mundo, demonstrando atitudes de respeito e a reconhecendo como importante item da pluralidade cultural brasileira.
2.2 Específicos: -
ü Resgatar a memória das Festas Juninas;
ü - Desenvolver o interesse e gosto pela tradição;
ü - Sociabilizar os alunos;
ü - Desenvolver o ritmo, compasso e criatividade;
3.0 METODOLOGIA
As atividades de desenvolvimento do referido projeto serão executadas por áreas especificas de conhecimento conforme especificação seguinte:

Língua Portuguesa: Textos abordando as festas juninas, produção de textos.
Matemática; Utilizar os preços das comidas típicas a serem vendidas no arraia para trabalhar os conteúdos do mês.
Ciências: As comidas típicas das regiões.
Artes: As danças juninas das regiões brasileiras, destacando as danças maranhenses, confecção de bandeirolas, para a ornamentação do Arraiá da Alegria.
História: A origem da festa junina
Geografia: A diferença dos costumes das Festas Juninas no Brasil e no mundo.
Ensino Religioso: A religiosidade nas festas juninas.
Inglês: A festa junina no mundo
Ed. Física: A dança, como expressão corporal.

4.0 RECURSOS:

Papel Sulfite; Cola;Tinta guache; Lápis de cor, EVA, TNT tesoura Pincel; Crepom; CDs; Aparelho de som; Televisão Fantasias; data show.
5.0 SOCIALIZAÇÃO:
O projeto será finalizado com a realização no dia 09/07 com apresentações de danças, vendas de comidas típicas, conforme critérios especificados na metodologia.
Danças;
Educação Infantil: A dança do coco
1ºe 2° anos; Macule lê.
3° e 4º ano; Cacuriá.
5º anos; A dança portuguesa.
6º ao 9º anos – Quadrilha.
Programa Mais Educação: Quadrilha mais, mais...

Obs.: As salas de aula da Educação Infantil ao 5º ano deverão ser ornamentadas, com mural, bandeirinhas, balões, chapéus de palha, cartazes alfabetizadores com nomes de danças e comida típicas. (Ambiente alfabetizador).

6.0 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES


DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
DATA
RESPONSÁVEL
01
Abordagem dos Conteúdos em sala
02/06 á 09/07
Educadores da Ed. Infantil ao 9° ano.
02
Ornamentação das Salas. (Ambiente Alfabetizador)
03 á 10/06
Educadores da Ed. Infantil e do 1° ao 5º ano.
03
Ensaios das danças e programação das atividades.
06/06 á 08/07
Educadores da Ed. Infantil ao 9º ano.
04
Vendas de Cartelas do Bingo
06/06 á 09/07
Gestores, Coordenadores, Supervisores e Professores.
05
Ornamentação da Escola
08/07
Gestores, Coordenadores, Supervisores e professores.
06
Socialização do Projeto
09/07
Gestores, Coordenadores, Supervisores, professores
07
Avaliação do Projeto
09 á 15/07
Equipe pedagógica da Escola, e professores.


7.0 AVALIAÇÃO:
A avaliação será através de registro em relação à aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente às atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

REFERENCIA:
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/projetos.htm
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf
http://espacompartilhado.blogspot.com/2009/06/projeto-festa-junina.html