RESUMO
Uma questão essencial sempre foi motivo de discussão entre teóricos, sociedade e educadores: Qual seria a metodologia ideal para desenvolver os educandos de forma integral, preparando-os de fato para esse emaranhando mundo real? Desse modo, a forma de aprender nas escolas passou por varias situações metodológicas, desde a tradicional à Escola Nova, ressaltando que todas essas ações objetivavam oferecer ao educando um aprendizado prazeroso. Nas ultimas décadas, surgiu à aprendizagem através da Pedagogia de Projetos, que traz em seu bojo uma aprendizagem interdisciplinar, em que a educação aconteceria de forma real. Entretanto, apesar dessa renovação no âmbito escolar, percebe-se que um dos maiores entraves enfrentados pelos educandos acontece ao adentrar o Ensino Superior, em que, de certa forma, se dá a Iniciação à Pesquisa Científica, para o que não obtiveram uma preparação adequada. Um dos fatos também constatados é o baixo índice de produção científica na América Latina e no Brasil. Segundo alguns teóricos, estes estão diretamente ligados à forma de aprendizagem praticada nas escolas de Ensino Fundamental, chegando-se a afirmar que, enquanto nos países desenvolvidos os educandos pesquisam, na América Latina eles estudam. Em resumo, um aprender improdutivo. Criar alternativas facilitadoras para a aprendizagem nas escolas, fundamentada através da metodologia científica, pode produzir instrumentos que agregam valores e significados ao processo de aprendizagem, sendo primordial tornar essa ideia em realidade nas instituições de Ensino Fundamental. A proposta aqui apresentada visa comprovar que a inserção da Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Infantil e Ensino Fundamental oportuniza a formação de pesquisadores, fomentando, assim, a criação científica no País. Assim, o objetivo desta pesquisa é revelar a ação pedagógica realizada na Educação Infantil e Ensino Fundamental na Escola Municipalizada Leôncio Pires Dourado, a qual, através da Iniciação à Pesquisa, revolucionou o ambiente escolar, proporcionando aos educandos e educadores espaço físico adequado e estratégias didáticas que favorecem um aprender dinâmico e pesquisador, estimulando-os na construção do conhecimento, auxiliando-os no progresso científico, tecnológico e pedagógico. Dessa forma, criou-se uma experiência pautada teoricamente nas ideias de Vygotsky, Piaget, Ausubel, Dewey, Kilpatrick, Hernandez, Paulo Freire, Marcos Bagno, Jorge Santos Martins e Pedro Demo, na qual a Iniciação à Pesquisa Científica, agregada à Pedagogia de Projetos, facilitará o processo de aprendizagem inicial e, posteriormente, contribuirá com a disseminação da ciência e tecnologia em diversas aéreas do conhecimento.
Palavras-chave - Aprendizagem. Iniciação a Pesquisa Científica. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Ciências e tecnologia.
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