JUSTIFICATIVA
O ato de planejar é um processo de reflexão ação, onde a previsão de necessidades e racionalização de emprego dos materiais e recursos humanos disponíveis é primordial para a concretização dos objetivos propostos. Partindo desta afirmação o presente plano de ação, objetiva delinear as ações inerentes a função do Vice Gestor (a) no contexto escolar. Vale ressaltar que na construção deste, foram levados em conta os diversos segmentos da escola, a subcultura escolar, bem como os programas desenvolvidos, dentre estes o Programa Mais Educação.
OBJETIVO GERAL:
Promover ações em conjunto com os profissionais da escola, com vistas à implementação dos projetos didáticos, no sentido de analisar e acompanhar os resultados da aprendizagem.
CRONOGRAMA DE AÇÃO:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1 - Favorecer o relacionamento interpessoal, bem como propiciar momentos de avaliação do ano letivo anterior.
2 - Subsidiar o corpo docente na elaboração do plano anual, bem como propor alternativas metodológicas que possam minimizar os problemas detectados no período diagnóstico.
3 - Apoiar a equipe pedagógica na elaboração dos Projetos Didáticos a serem desenvolvidos no ano letivo de 2011.
4 - Orientar os monitores do Programa Mais Educação
5 - Estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
6- Organizar conselhos de classes, com vistas, a conhecer as dificuldades de aprendizagem dos educandos.
7- Observar de forma sistemática e assistemática o desempenho do aluno, com a finalidade de agir de forma preventiva.
8 - Informar sobre a freqüência e o rendimento escolar, bem como analisar os dados com vistas à sua melhoria.
9 - Aproximar a família da escola através de atividades culturais.•.
10 - Orientar e acompanhar os professores no preenchimento dos diários de classes, e mapeamentos de notas.
11 - Acompanhar o desempenho das turmas, bem como comportamentos inadequados, tendo como foco minimizar os casos de baixo rendimento, bem como analisar e promover a integração dos alunos.
12- Implantar a Iniciação a Pesquisa Cientifica a partir das séries iniciais.
–AÇÕES:
1- Acolhida e planejamento diagnóstico
2 -Planejamento Anual
3 -Elaboração dos Projetos Didáticos
4- Programa Mais Educação
5- Oficina pedagógica
6 -Conselho de Classe
7- Acompanhamento individual do aluno
8- Plantão Pedagógico
9- Socialização dos Projetos Didáticos
10 - Orientações pedagógicas
11- Acompanhamento Pedagógico
12- Implantação da Iniciação a Pesquisa Científica
- METODOLOGIA:
1 - Reunião com a coordenação pedagógica para definição da pauta a ser trabalhada no encontro. Sessão de estudos com os professores. Apresentação dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
2 - Reunião por modalidade de ensino. Entrega dos Conteúdos Curriculares de cada disciplina, bem como as ações pedagógicas da escola para 2011. Distribuição da carga horária para os professores.
3 - Reunião com a equipe pedagógica. Elaboração das Ações Pedagógicas 2011. Socialização das Ações Pedagógicas com os professores
4 - Reuniões periódicas com os monitores, e pais de alunos
5 - Criação de horários para utilização das salas de: Leitura, Laboratório de Informática, Sala de Vídeo
6 - Reuniões bimestrais com a participação dos docentes e discentes.
7 - Conversa individual, com discente. Encontro com os pais dos discentes
8 – Palestras Formativas. Entrega de boletins.Análise do rendimento do aluno
9 - Realizações de tarefas recreativas
10 - Reunião com os professores por modalidade de ensino..Orientações em grupo e individual.
11 - Elaboração da Ficha de rendimento. Socialização com os professores e alunos dos resultados alcançados no bimestre.
12 - Realização de Oficinas Pedagógicas com o apoio do Complexo Educacional Dom Bosco. Elaboração do Projeto da I Mostra Cientifica. Sessão de Estudos com professores e alunos Definição do grupo de Sistematização da Mostra.
– Responsável (os) pelas Ações:
1- Vice-gestora, coordenadora pedagógica
2- Vice-gestora, coordenadora pedagógica
3- Vice-Gestora
4- Vice-Gestora
5- Vice-Gestora
6- Vice-Gestora, Coordenadora Pedagógica
7- Vice-Gestora, Coordenadora Pedagógica
8- Vice-Gestora, Coordenadora Pedagógica, professores
9- Vice-Gestora, Coordenadora Pedagógica
10- Vice Gestora, Supervisora e Coordenadora Pedagógica
11- Vice Gestora, Supervisora e Coordenadora Pedagógica
12- Vice Gestora, Coordenadora Pedagógica
– PERÍODO:
1 - Janeiro/Fevereiro 3 - Março/2011
2 - 28/fevereiro 4 - Fevereiro a dezembro
5 - Abril/2011 6 - Final da cada bimestre/2011
7 - Fevereiro á dezembro 2011 8 - Final de cada bimestre
9 - Final de cada bimestre 10 - Nas reuniões para planejamento mensal, ou quando houver necessidades.
11 - No final de cada bimestre 12 - Maio/novembro
REFERENCIAS:
PPP. (Projeto Politico Pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire)
PAP. (Plano de Ações Pedagógicas, 2011- Escola Municipal Paulo Freire).
www.professora maluquinhablogspot.com
www.cleres carvalhoblogspot.com
O ato de planejar é um processo de reflexão ação, onde a previsão de necessidades e racionalização de emprego dos materiais e recursos humanos disponíveis é primordial para a concretização dos objetivos propostos. Partindo desta afirmação o presente plano de ação, objetiva delinear as ações inerentes a função do Vice Gestor (a) no contexto escolar. Vale ressaltar que na construção deste, foram levados em conta os diversos segmentos da escola, a subcultura escolar, bem como os programas desenvolvidos, dentre estes o Programa Mais Educação.
OBJETIVO GERAL:
Promover ações em conjunto com os profissionais da escola, com vistas à implementação dos projetos didáticos, no sentido de analisar e acompanhar os resultados da aprendizagem.
CRONOGRAMA DE AÇÃO:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1 - Favorecer o relacionamento interpessoal, bem como propiciar momentos de avaliação do ano letivo anterior.
2 - Subsidiar o corpo docente na elaboração do plano anual, bem como propor alternativas metodológicas que possam minimizar os problemas detectados no período diagnóstico.
3 - Apoiar a equipe pedagógica na elaboração dos Projetos Didáticos a serem desenvolvidos no ano letivo de 2011.
4 - Orientar os monitores do Programa Mais Educação
5 - Estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
6- Organizar conselhos de classes, com vistas, a conhecer as dificuldades de aprendizagem dos educandos.
7- Observar de forma sistemática e assistemática o desempenho do aluno, com a finalidade de agir de forma preventiva.
8 - Informar sobre a freqüência e o rendimento escolar, bem como analisar os dados com vistas à sua melhoria.
9 - Aproximar a família da escola através de atividades culturais.•.
10 - Orientar e acompanhar os professores no preenchimento dos diários de classes, e mapeamentos de notas.
11 - Acompanhar o desempenho das turmas, bem como comportamentos inadequados, tendo como foco minimizar os casos de baixo rendimento, bem como analisar e promover a integração dos alunos.
12- Implantar a Iniciação a Pesquisa Cientifica a partir das séries iniciais.
–AÇÕES:
1- Acolhida e planejamento diagnóstico
2 -Planejamento Anual
3 -Elaboração dos Projetos Didáticos
4- Programa Mais Educação
5- Oficina pedagógica
6 -Conselho de Classe
7- Acompanhamento individual do aluno
8- Plantão Pedagógico
9- Socialização dos Projetos Didáticos
10 - Orientações pedagógicas
11- Acompanhamento Pedagógico
12- Implantação da Iniciação a Pesquisa Científica
- METODOLOGIA:
1 - Reunião com a coordenação pedagógica para definição da pauta a ser trabalhada no encontro. Sessão de estudos com os professores. Apresentação dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
2 - Reunião por modalidade de ensino. Entrega dos Conteúdos Curriculares de cada disciplina, bem como as ações pedagógicas da escola para 2011. Distribuição da carga horária para os professores.
3 - Reunião com a equipe pedagógica. Elaboração das Ações Pedagógicas 2011. Socialização das Ações Pedagógicas com os professores
4 - Reuniões periódicas com os monitores, e pais de alunos
5 - Criação de horários para utilização das salas de: Leitura, Laboratório de Informática, Sala de Vídeo
6 - Reuniões bimestrais com a participação dos docentes e discentes.
7 - Conversa individual, com discente. Encontro com os pais dos discentes
8 – Palestras Formativas. Entrega de boletins.Análise do rendimento do aluno
9 - Realizações de tarefas recreativas
10 - Reunião com os professores por modalidade de ensino..Orientações em grupo e individual.
11 - Elaboração da Ficha de rendimento. Socialização com os professores e alunos dos resultados alcançados no bimestre.
12 - Realização de Oficinas Pedagógicas com o apoio do Complexo Educacional Dom Bosco. Elaboração do Projeto da I Mostra Cientifica. Sessão de Estudos com professores e alunos Definição do grupo de Sistematização da Mostra.
– Responsável (os) pelas Ações:
1- Vice-gestora, coordenadora pedagógica
2- Vice-gestora, coordenadora pedagógica
3- Vice-Gestora
4- Vice-Gestora
5- Vice-Gestora
6- Vice-Gestora, Coordenadora Pedagógica
7- Vice-Gestora, Coordenadora Pedagógica
8- Vice-Gestora, Coordenadora Pedagógica, professores
9- Vice-Gestora, Coordenadora Pedagógica
10- Vice Gestora, Supervisora e Coordenadora Pedagógica
11- Vice Gestora, Supervisora e Coordenadora Pedagógica
12- Vice Gestora, Coordenadora Pedagógica
– PERÍODO:
1 - Janeiro/Fevereiro 3 - Março/2011
2 - 28/fevereiro 4 - Fevereiro a dezembro
5 - Abril/2011 6 - Final da cada bimestre/2011
7 - Fevereiro á dezembro 2011 8 - Final de cada bimestre
9 - Final de cada bimestre 10 - Nas reuniões para planejamento mensal, ou quando houver necessidades.
11 - No final de cada bimestre 12 - Maio/novembro
REFERENCIAS:
PPP. (Projeto Politico Pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire)
PAP. (Plano de Ações Pedagógicas, 2011- Escola Municipal Paulo Freire).
www.professora maluquinhablogspot.com
www.cleres carvalhoblogspot.com
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