Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

TURMA CAMPESTRE

Reflexões sobre a mensagem do texto amor com amor se paga (TURMA DE PEDAGOGIA CAMPESTRE-MA)

32 comentários:

  1. Qual seria o final?
    Joãozinho fez com que a sua professora se sentisse envergonhada diante de seus alunos, pois ela não teve a humildade de ensinar, ao invés de dispertar sua curiosidade ela humilhou diante de seus colegas fazendo se sentir incapaz, porém, ele mostrou para ela que mesmo sendo uma professora ela não tinha todas as respostas que lhes eram feitas.

    ResponderExcluir
  2. Aline Raquel Araújo da Silva20 de outubro de 2011 às 16:40

    [...]
    - Eu já disse que não menino!
    A professora sentiu-se acuada como uma caça na mira de um caçador, percebeu que não tinha sido sábia o bastante para contornar a situação como deveria, viu que foi incapaz de admitir na frente dos seus alunos que não sabia a resposta, pois se achava mais que eles.
    No término da aula pediu com toda delicadeza e sentimento de culpa para Joãozinho ficar, desculpu-se e saiu naquele dia da sua sala de aula com uma grande lição, que apesar da relação "aluno" - "professor", todos somos iguais.
    Para os professores, e para os que pretendem
    ser, cabe a astúcia de contornar uma situação como essa em que ambas as partes não se sintam humilhados.
    Como se sabe o educador ensina e aprende com o educando. Ambos precisam um do outro para adquirir conhecimentos necessários para tornarem se seres humanos capazes de "sobreviver" em uma dura realidade que se tornou a educação do nosso Brasil, e tentando mudar a mesma, já que "sere Humanos" de verdade devem buscar o crescimento a princípio de si próprio.
    "Bons professores possuem metodologia, porém os fascinantes possuem sensibilidade, bons professores falam com a voz, professores fascinante falam com os olhos, bons professores são didáticos, professores fascinante vão além, possuem sensibilidade para falar ao coração do aluno", afirma Auguste Cury.
    Diante disso devemos entender como verdadeiros docentes que somos criadores e vítimas do sistema social que valoriza o 'ter' e não o 'ser', a 'estética' e não o 'conteúdo', o 'consumo' e não as "idéias".
    Os educadores, apesar das suas dificuldades, são insubstituíveis, porque a gentileza, a solidariedade, a tolerância, a inclusão, os sentimentos altruístas, enfim, todas as áreas da sensibilidade não podem ser ensinadas por máquinas e sim por seres humanos, cabe a nós decidirmos como e quando devemos fazer algo para melhorar e tornar mais adequada e mais crescida a realidade deste mundo - quer dizer dessa menina chamada "EDUCAÇÃO".

    ResponderExcluir
  3. Hérika Rayanne de Sousa Aguiar20 de outubro de 2011 às 17:39

    A professora, vendo que toda a classe estava olhando pra ela e querendo também saber da resposta ali no momento, perguntou-lhe se ele queria que ela pesquizasse ou se ele queria responder para toda classe.
    Joãozinho fitou olhando para ela e disse que não iria responder e pediu-lhe para pesquisar e no outro dia dá a resposta para todos.
    Para quem é educador ou ainda pensa na possibilidade, é preciso que saiba contornar essa situação, corrigir publicamente uma pessoa é o primeiro pecado capital da educação. um educador jamais deveria expor o defeito dos outros. A exposição pública produz humilhação e traumas complexos e difíceis de serem superados.
    Um educador deve valorizar a pessoa que erra e não o erro da mesma, os educadores só devem interferir publicamente quando o discente ofendeu ou feriu alguém em público, e ainda assim diante de tal situação devdem agir com prudência para não colocar mais lenha no calor das tensões, como disse Auguste cury " todos erram: a maioria usa os erros para se destruir, a minoria, para se construir, estes são os 'sábios'".

    ResponderExcluir
  4. Maria das Graças Leão Lima Almeida21 de outubro de 2011 às 09:16

    Dona Diva baixou a cabeça envergonhada percebido que havia constrangido seu aluno diante de todos da classe,pediu desculpa a Joãozinho e prometeu que lhe traria a resposta no dia seguinte.E continuou sua aula sobre substantivo.

    ResponderExcluir
  5. A professora sentiu-se humilhada assim como Joãozinho por não saber a resposta,então pediu desculpa a classe e principalmente a joãozinho e prometeu que iria pesquisa sobre o assunto e na próxima aula ela explicaria para a turma.
    Muitos professores acham que sabem de tudo e que não precisam estarem sempre pesquisando sobre os diversos assuntos e fatos que ocorrem no mundo e pensam que seus alunos tem que se conformarem com aquilo que eles lhe dizem e que ainda eles não podem questioná-los e esquecem que eles não sabem tudo.

    ResponderExcluir
  6. Texto: Amor com amor se paga

    Finalização
    Após ouvir a persistência de Joãozinho, fez se um minuto de silêncio, na verdade a vontade era mais uma vez ser grosseira com o aluno, no entanto respirou fundo, conteve-se e ignorou sem responder mudando de assunto.
    Aquela aula parecia não acabar mais para a professara pois sempre que olhava para Joãozinho percebia que estava aguardando a resposta, foi quando chegou a conclusão deveria abordar na próxima aula o assunto da polemica. A professora passou parte daquela noite pesquisando e preparando a aula do próximo dia que tinha o conteúdo “Quem descobriu o Chile”.
    Ao aplicar à aula a docente pode perceber a importância que se tem o respeito e a boa relação interpessoal com os alunos, foi grande a satisfação tanto de Joãozinho como dos outros que estavam na sala de aula, sendo assim a melhor aula que já aplicou em toda sua experiência. A professora com essa atitude mostrou aos alunos que eles também devem ter a mesma atitude quando se depararem uma situação semelhante.

    ENTENDIMENTO DE TEXTO
    Texto: “Amor com amor se paga”
    O titulo do texto nos mostra o caminho que se deve andar, o caminho do amor, da fraternidade, do respeito, da compreensão, da ética e da moral. Não importa se uma criança, jovem, adulto ou idoso, com maior ou menor poder socioeconômico.
    O texto narra o que acontece no cotidiano, o ser humano as vezes mesmo sabendo que esta na direção errada não busca direcionar-se forma correta, criando obstáculo para defender o poder e o individualismo. Mas mesmo se tratando de uma criança deve-se respeitar e ouvir seus pensamentos e opiniões levando em analise a possível possibilidade de ser aceito ou não, o professor deve ser flexível e aplicar a ciência pedagógica a cada momento das suas atividades.

    ResponderExcluir
  7. Adriana Miranda da Mota21 de outubro de 2011 às 11:47

    -há Joazinho não dá não.
    Mas na próxima aula trarei pra você a resposta de sua pergunta.
    -Eu não acredito que a senhora não sabe quem foi Diego de Almagro uma professora que leciona no quarto ano, até eu Joazinho seu e vc não sabe...
    A professora ficou sem palavras com o comentário de Joazinho.
    Então, a aula acabou, a sineta tocou, todas foram embora para casa, e a professora ficou com o assunto martelando sua cabeça, então disse para si mesmo é a gente acha que não aprende nada com os alunos, no entanto e ai que agente si engana.

    MORAL DA HISTÓRIA

    A história nos mostra uma das realidades que acontece em sala de aula no ámbito escolar, porém as vezes devemos si colocar no lugar de nossos alunos, e parar para investigar quais suas dificuldades e necessidades, porque muitas vezes em algunaa casos eles só aprendem alguma coisa na escola, e si deixarmos eles sem resposta com relação a qualquer assunto. Teremos poucos que si dão o trabalho de fazer igual Joãozinho.Dificultaremos então a aprendizagem de nossos futuros cidadões.
    Enfim as vezes só entendemos que estamos errados uando alguém nos mostra, com nossos proprios erros a verdade.

    ResponderExcluir
  8. há Joãozinho não dá não.
    Mas na próxima aula trarei para você a resposta de sua pergunta, só me dar um pouco de tempo.
    Tá bem professora, mas só pra senhora ficar sabendo que foi Diego de Almagro até eu sei, e uma professora que da aula na quarta série não sabe, tá vendo era só para a senhora saber, que nem sempre sabemos de tudo, e eu queria que você me desse um tempo, era só isso que eu queria professora.

    MORAL DA HISTÓRIA

    Joãozinho se sentiu magoado com o que Dona Diva tinha feito, então fez com ela a mesma coisa que ela fez com ele, pois as vezes erramos com o outro e não percebemos, só então quando o erro é transmitido ou acontecido com a gente é que notamos o erro. Então nunca, nunca faça com o outro o que você não quer para você.

    ResponderExcluir
  9. INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E PROMOÇÃO HUMANA.
    PÓLO:CAMPESTRE DO MARANHÃO.
    GRADUANDO:ROSIMEIRE PAVÃO DOS REIS.

    A professora Diva ao se deparar com a pergunta de Joãozinho e não saber da resposta ficou humilhado, porem sem demonstrar diante dos alunos. Ao chegar em casa pesquisou quem descobriu o Chile e no dia seguinte levou a resposta para Joãozinho e pediu-lhe desculpa diante dos alunos por ter-lo humilhado por não saber quem descobriu a America.Desde esse data a professora se tornou humilde e reconheceu que “mudar é difícil mas é possível”.

    “A professora Diva aprendeu que ser educador(a) é aquele que orienta não o que humilha”.

    ResponderExcluir
  10. Lucivane Pinto de Carvalho21 de outubro de 2011 às 15:15

    [..]
    - Tenho que ser franca Joãozinho, eu não sei da resposta e percebi a vergonha que te fiz passar vou pesquisar e respondo na próxima aula.

    Joãozinho ficou muito feliz com a resposta da professora e pode perceber que conhecimento se adquire através da leitura.

    O texto nos mostra que a relação "professor-aluno" ainda tem que ser revista, pois o trabalho do professor não se reduz à pura transmissão do conhecimento, mas sim num processo constante de transformação do mundo.

    ResponderExcluir
  11. ELISE DELANE DA SILVA SOUSA21 de outubro de 2011 às 18:05

    ACADÊMICA: ELISE DELANE DA SILVA SOUSA
    AULA: 15/10/2011

    FINALIZAR O TEXTO AMOR COM AMOR SE PAGA.
    -Francamente não dá para lembrar quem descobriu, mas amanha pesquisarei e falo para você quem descobriu o Chile.
    Joãozinho não se calou e disse: - A senhora não sabe, ate deu aula em outro colégio.
    -Que pena,pois eu sei,foi Diego de Almagro em 1535, viu pesquisei e descobri algo novo para a senhora.
    -Tá bom Joãozinho, agora voltamos á aula, falávamos de substantivo.
    - Sim, dona Diva era.
    Eu entendi que ninguém sabe de tudo e a professora estava envergonhada de não saber a resposta e mesmo assim foi ignorante em humilhar Joãozinho, isso fez ela refletir e entender o tanto que foi mal educada, no momento que era para da atenção a pergunta do aluno, as necessidades dele e não se aproveitar dá situação para expor.
    Isso fez ela pensar e por se no lugar do aluno, deve respeitar, ter um diálogo, mostrar amor para com o próximo, tem que compreender a capacidade e limitações de cada um.
    Amor com amor se paga, e Joãozinho fez acontece na pratica fazendo a professora refletir e pensar melhor em como tratar os alunos e se colocar no lugar do outro.
    Temos que saber contornar a situação,falar e agir no momento certo para adquirir bons resultados,quem ama ensina,cuida,educa para futuros profissionais responsáveis.
    Ensina-nos a ser compreensível e dar atenção ao aluno, ter respeito por todos, é importante ver o ponto de vista de cada um, saber ouvir acima de tudo ter amor pelo trabalho, pois com amor e compreensão tudo se resolve.

    ResponderExcluir
  12. Daniela Duarte Guimarães Rodrigues21 de outubro de 2011 às 18:18

    "FINAL DA HISTÓRIA"
    -Que minha! outro dia mesmo dei esta matéria no colégio, vocês sabem que leciono também no colégio, não sabem?
    -não dá para lembrar quem descobriu o Chile Dona Diva?
    -Olha Joãozinho eu realmente não sei quem descobriu o Chile.
    -Mas amanhã eu trago a resposta para você nem que eu vire a noite pesquisando.
    -Sinceramente eu fui muito dura com você Joãozinho.
    -Desculpe-me.

    "Eu como acadêmica vejo o professor com um pai um ser capaz de ensinar e não de envergonhar e constranger como foi esse caso vejo que esta docente não estava preparada, porque o professor tem que ter amor pela sua profissão porque sem esse amor não haverá uma boa prática.

    ResponderExcluir
  13. Cleudyr Pereira de Freitas Aguiar21 de outubro de 2011 às 18:30

    [...] Cabisbaixa Dona diva reconhece seu erro, pois no momento de sua pergunta a Joãozinho, nunca imaginara que iria causar tanta repercussão na mente do aluno, e arrependida do que fez levanta a cabeça e diz: - Joãozinho você pode me dar um tempo para pesquisar? O menino refletiu sobre essa pergunta, e respondeu-lhe que sim, pois desde então não quis que a professora sofresse a mesma humilhação que passara, e com isso não queria desafiá-la, mas somente deixá-la reconhecer que tinha errado feio com ele diante da turma. No dia seguinte ela levou a resposta e agradeceu a Joãozinho, por ter lhe mostrado que o professor não sabe tudo mais que deve estar em constante pesquisa.

    ResponderExcluir
  14. Andreia Silva Santana21 de outubro de 2011 às 18:39

    Continuação...
    Disse Joãozinho muito irritado com o que estava se passando naquele momento e continua:
    -Ah Dona Diva você deveria sentir vergonha do que você faz. Uma professora não pode nem deve por nenhum aluno pra baixo, pelo contrario já que eu não sabia você deveria ter me contado com calma.
    -Mas Joãozinho um aluno de 4° ano já deveria saber pelo menos quem descobriu a América.
    -E uma professora deveria pelo menos saber como tratar adequadamente os alunos.
    Com isso a sala ficou quieta apenas prestando atenção no que os dois discutiam.
    Até que:
    -Está certo Joãozinho nunca devemos fazer com os outros o que não queremos para nós mesmos.Você me desculpa?
    A sala entro num alvoroço já que todos queriam ver mais discussão.
    -Mas que vergonha meus colegas, olha só o incentivo que estão querendo me da. Eu desculpo a professora mas ela sempre antes de falar algo saiba pensar bastante no que vai dizer, pois pode não estar prestando atenção que as vezes ela pode machucar alguém apenas com suas brutas palavras.

    ResponderExcluir
  15. Késia de Freitas Lima21 de outubro de 2011 às 19:39

    Texto:AMOR COM AMOR SE PAGA

    Após a insistência de Joazinho pela resposta dona Diva ficou sem reação, o menino ao perceber que sua professora estava constrangida levantou-se e com muita humildade pediu desculpa a professora explicando que não queria intimida-lá sua intenção era mostrar que todas as pessoas tem capacidade de compreenção mas q ninguem era dono da verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  16. Janaina Macena de Jesus

    Não precisa ficar dando desculpas só lhe digo. Que a pessoa não sabe da uma resposta não quer dizer que seja burra. Ou que faça vergonha. Porque não faz vergonha você ser sincera e dizer que não sabe. Assim, a professora pensou e viu que não é humilhando que se educa. E sim ajudando a pesquisar. E daquele dia indiante ela mudou a metodologia de trabalho.

    21 de outubro de 2011 as 16:52

    ResponderExcluir
  17. Acadêmica:Gislane Lucena de Miranda

    AMOR COM AMOR SE PAGA

    - Não dá para lembrar quem descobriu o Chile, Dona Diva?

    Neste momento a professora percebeu como tinha sido dura com joãozinho,refletiu sobre sua atitude e respondeu;
    -Joãozinho,desculpe-me pela forma que cobrei de voçê o assunto da aula anterior,diante dessa situação percebo que ninguém sabe tudo e que na escola aprendemos uns com os outros,se voçê souber da resposta,fique a vontade para expôr a resposta para todos da sala,se não,amanhã irei pesquisar e com certeza nossa aula será muito interessante,pois com ajuda de joãozinho vamos aprender juntos,o que voçês acham disso?
    Todos em uma só voz disseram;-Oba!!!!
    Joãozinho muito satisfeito respondeu;
    __Sim professora pode continuar com os substantivos,amanhã será um novo dia,e como pesquisei muito sobre o assunto vai ser um prazer poder colaborar com sua aula.
    Na mesma hora,a professora chamou joãozinho em particular,pediu-lhe desculpas,pois percebeu que o conhecimento é um caminho sem fim e que sempre estará em constante aprendizagem.
    Os dois se abraçaram selando o início de uma grande amizade.

    MORAL DA HISTÓRIA

    O conhecimento não é mais tido como algo pronto e acabado, dentro de um determinado conteúdo, nem tampouco imposto pelo professor e tendo que ser engolido pelos alunos. Pelo contrário, conhecimento hoje é a troca de informações, pois, no âmbito escolar, aprender é compartilhar os saberes que cada sujeito carrega consigo, das experiências anteriormente vividas.

    Além disso, o professor deve ser aquele que estimula a curiosidade, é questionador – não para humilhar o aluno e mostrar que ele é o detentor do saber, mas para dar condições de o aluno refletir sobre os temas abordados na sala de aula, levando-o às suas próprias descobertas.

    ResponderExcluir
  18. Acadêmica:Adriana Miranda

    AMOR COM AMOR SE PAGA

    - Não dá para lembrar quem descobriu o Chile, Dona Diva?
    Ontem voçê sabia de tudo não era professora?
    O que aconteceu hoje?
    Acho que pelo menos essa resposta eu posso saber,não é mesmo !
    A dona Diva muito constrangida diante da turma, não pela pergunta de joãozinho mais sim por sua atitude no dia anterior,fez uma retrospectiva de tudo que aprendera no decorrer de seu curso de professora e fez exatamente o que nunca devería ter feito,em direção a carteira do aluno muito arrependida pediu desculpas pelo seu erro e que apartir daquele dia mudaría seus metódos de ensinar,que não estava alí só para ensinar mais também para aprender com todos e que precisava contar com o apoio da turma,pois cada pessoa possui saberes importantes e que precisa ser compartilhado como outras pessoas para que haja troca de conhecimentos,no mesmo instante pediu que todos se levantassém e dessem uma salva de palmas bem forte para joãozinho,pois o mesmo ensinou a todos uma grande lição; não faça aos outros o que voçê não gostaría que fizesse com voçê.

    MORAL DA HISTÓRIA
    Percebemos a importância do respeito e a humildade em qualquer âmbiente,principalmente na escola,onde o objetivo é fazer o aluno atingir o caminho do sucesso conduzindo crianças e jovens para um futuro melhor, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.O professor que age da mesma forma que dona Diva apenas vai prejudicar a aprendizagem do aluno.
    PORTANTO FUTUROS EDUCADORES VAMOS REFLITIR SEMPRE SOBRE NOSSAS ATITUDES!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Continuação do texto Amor com amor se paga

    −Não. Eu não me lembro
    −Ah... Mas que vergonha, professora a senhora não sabe?
    −Eu pensei que você soubesse de tudo, inclusive quem descobriu o Chile. Aposto que qualquer professora sabe disso!
    Houve uma pausa por alguns instantes. Então...
    −Me desculpe Joãozinho, por lhe tratar daquela forma ontem. Agora Compreendo o quanto estava errada.
    −Clara professora. Me sentir muito humilhado, mas sei que amor com amor se paga.
    Joãozinho como muito outros alunos que já passaram por situações parecidas, se sentiu humilhado. Sem perceber a professora estava lhe reprimindo.
    Se Joãozinho não tivesse tanta ousadia, com certeza a professora tinha conseguido deixá-lo cabisbaixo e envergonhado, talvez até traumatizado.
    No entanto ele foi sábio em mostrá-la que estava errada. Fazendo-a repensar sobre seus atos.
    Assim reconhecendo que o conhecimento é construído simultaneidade que tanto ela aprende com seus alunos quanto eles aprendem com ela.
    Que um bom profissional tem que ter competência como: coerência, habilidade, humildade, criatividade, integridade... Realmente ter uma visão de mundo.
    Ensinar exige muito mais que apenas ensinar, é necessário corporificaçaõ das palavras pelo exemplo, segundo Paulo Freire
    “Não há pensar certo fora de uma pratica testemunhal que re-diz em lugar de desdizê-lo”.

    ResponderExcluir
  20. JOSELIA FERNANDES DO NASCIMENTO28 de outubro de 2011 às 15:38

    AMOR COM AMOR SE PAGA

    Não ficaria mais fácil se me falasse que não sabia a resposta? E em vez de me humilhar e me tratar mal? Não e assim que você deve tratar seus alunos. Todos nos professores, não sabemos tudo, mas não e por isso que vamos humilhar e tratar mal nossos alunos, quando fazem uma pergunta que no momento saibamos responder, cabe a nós pesquisar e esta sempre buscando novas técnicas de ensino, se aperfeiçoando cada vez mais, e principalmente tratar bem os alunos, ter paciência e saber compreender-los.

    ResponderExcluir
  21. FLAVIANA PEREIRA DA C. VIEIRA28 de outubro de 2011 às 17:28

    FLAVIANA PEREIRA DA C. VIEIRA
    Amor com Amor se Paga(Final da Historia)
    Então quer dizer professora, que nem a senhora sabe a resposta, e queria que eu soubesse quem descobriu a América saiba que estamos na escola, não para saber de tudo e sim para aprender de tudo um pouco.
    Opinião...
    Seria tão mais fácil se a professora notando que o aluno, não sabendo da resposta o ajudasse e não a humilhasse, ela também não precisaria passar por isso.
    "Falta de Orientação Educacional
    para saber lhe dar com as crianças".

    ResponderExcluir
  22. ALZENIRA PEREIA DE S. ANDRADE28 de outubro de 2011 às 17:48

    AMOR COM AMOR SE PAGA

    -Então quer dizer que nem a senhora sabe de tudo e queria que eu soubesse.Dona Diva?
    "Minha opinião"
    A professora não deveria ter humilhado o Joãozinho, pois a professora deve corrigir seu aluno de forma que ele não perceba que estar sendo corrigido.Professor precisa ser carinhosa, compreensiva ededicada parater um bom relacionamento com os alunos ela precisa gostar do que faz.

    ResponderExcluir
  23. ANA CLAUDIA DE JESUS B. DA CUNHA28 de outubro de 2011 às 18:46

    AMOR COM AMOR SE PAGA
    A professora pensou que humilhou Joãozinho ao perguntar quem descobriu a América, mais pensando bem a humilhada foi ela,porque apesar da humilhação Joãozinho foi inteligente no dia seguinte fez sua pergunta também a professora , e ela soube dar a resposta não, por ser professora deveria saber responder.

    "Moral da Historia"
    A professora não estava preparada para assumir uma sala de aula.Uma professora ao entra numa sala de aula tem que esta segura de tudo que vai falar, responder e ouvir.
    Então pensou, por ser crinça Joãozinho ia esquecer que nada ele foi muito esperto, mostrou pra professora que estar ali para aprender e descobrir, e não para brincar. Ela sim, quiz dar uma de esperta diante de seus alunos acabou passando vegonha.

    ResponderExcluir
  24. MARA DALILA DE SOUSA GONÇALVES1 de novembro de 2011 às 17:19

    AMOR COM AMOR SE PAGA
    -Que feio professora Diva, isso mostra que nem todos nós sabemos de tudo.

    OPINIÃO:

    Niguém é obrigado a lembrar de tudas as datas comemorativas ou mesmo o nome de quem descobriu algo, não que isso não é importante, só que é muita informação ao mesmo tempo.
    Não podemos exigir o máximo do aluno, se não dermos o máximo de nós mesmo, não é necessário saber de tudo, más, saber de tudo um pouco.

    ResponderExcluir
  25. Maria Aparecida (Cida)

    Dona Diva ficou ainda mas confusa,envergonhada,pois mesmo sabendo da resposta naquele momento não se lembrava,pode então perceber que mesmo você tendo o plenio domínio do conteúdo,as vezes você pode ser surpreendido pelas armadilhas do conhecimento.A professora em profundo arrependimento pela humilhação que fez Joãozinho passar,imediatamente pediu-lhe desculpas e Joãozinho a desculpou,deixando um bela lição de vida que muitas vezes nos encontramos em momentos de duvidas mas que em nenhum momento podemos e muito menos deveremos nos aproveitar da situação para humilhar ou constranger alguém e principalmente ,diante de outras pessoas.A aprendizagem é continua,é ensinando que se aprende,o educador inteligente deve saber disso.

    ResponderExcluir
  26. [...]
    Dona Diva ainda assustada diante da realidade de ter sido pega de surpresa, sem lembrar
    ou mesmo sem saber a resposta, tenta esconder a situação embaraçosa , ao mesmo tempo
    lembrando do dia anterior, em que fez Joãozinho passar a mesma situação. Num breve silêncio
    a professora respira fundo e diz:
    - Joãozinho tenho que lhe parabenizar, pois hoje você me mostrou uma grande e importante lição, e assim como fiz você passar vergonha publicamente, quero lhe pedir perdão diante de todos seus colegas, prometo que vou pesquisar e amanhã será sobre isso nossa primeira aula. Pode ser Joãzinho?
    Com um leve sorriso de satisfação, Joãzinho responde:
    - Claro professora, estou sempre disposto a aprender.
    Naquele dia, Dona Diva ainda em choque com a surpresa que recebera, estudou sobre o assunto , e jamais vai esquecer essa experiência. Percebeu que não se pode fazer ninguém aprender, mas que se pode mostrar o caminho para o conhecimento. Assim Joãzinho o fez com sua professora que nunca mais foi a mesma a partir daquele dia, daquela pergunta e da atitude ousada de um simples aluno do 4° ano.

    ResponderExcluir
  27. tenha um ótimo fim tarde!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Professora amor, estamos esperando o gabarito!
    Xeriimmmm, bjos

    ResponderExcluir