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terça-feira, 17 de abril de 2012

RESUMO TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS - CAMPESTRE DO MARANHÃO

8 comentários:

  1. PEDAGOGIA TECNICISTA
    Para a pedagogia tecnicista o ensino é organizado pelos procedimentos e técnicas necessárias ao arranjo e controle do ambiente da aprendizagem a fim de que seja assegurada a transmissão e a recepção das informações. Elementos da didática na tendência tecnicista:

    Manifestação da Prática Pedagógica

    •Surge no Brasil em meados da década de 50, mas é introduzida efetivamente no final dos anos 60, com predomínio a partir de 1978.
    •As Leis 5.540/68 (ensino universitário) e 5.692/71 (ensino de 1º e 2º graus) são marcos da implantação do modelo tecnicista.

    Papel da Escola
    •Articula-se com o sistema produtivo para aperfeiçoamento do sistema capitalista, preocupando-se com a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica.
    •Valoriza aspectos mensuráveis e observáveis.
    Conteúdos
    •São informações ordenadas numa sequencia lógica e psicológica.

    Função da Avaliação
    •Ênfase na produtividade do aluno, mensurada a partir de testes objetivos.
    •Realização de exercícios programados.
    •Ocorre no final do processo, com a finalidade de constatar se os alunos adquiriram os comportamentos desejados.
    •Exagerado apego aos livros didáticos.
    Relação Professor - aluno
    •O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade cinetífica e o aluno, é o técnico responsável pela eficiência do ensino.
    •O aluno é um ser fragmentado, espectador que está sendo preparado para o mercado de trabalho para "aprender a fazer".

    Aprendizagem

    •Apredizagem baseada no desempenho.

    Técnicas de Ensino
    •Coloca a atenção em modos instrucionais que possibilitam controle efetivo dos resultados: instrução programada, pacotes de ensino, módulos instrucionais, etc.

    Métodos de Ensino

    Método Científico
    •Preocupação científica que está baseada em princípios da tecnologia educacional.
    •"Harmonização" entre as necessidades dos alunos e os valores sociais.
    1.Objetivos instrucionais operacionalizados em comportamento observável e mensurável.
    2.Procedimentos instrucionais.
    3.Ênfase nos meios, na instrução programada, nas técnicas de microensino, nos recursos audiovisuais.

    Componentes:
    Angélica Barros Conceição
    Bruna Rocha de Sousa
    Darane Alessandra Supriano dos Santos
    Francisca Sara da Silva Pereira
    Ilcimar Pinheiro de Sousa
    Lucivane Pinto de Carvalho
    Maria das Graças Leão Lima Almeida
    Sunamita da Silva Pereira
    Susi de Almeida Silva

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  2. LIDER ADRIANA DE SOUSA MIRANDA18 de abril de 2012 às 11:53

    Tendência Progressista Libertária

    Procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno, assim como as demais pedagogias progressistas, segue a tendência filosófico-política da educação como transformação da sociedade. No entanto, espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, com a escola instituindo com base na participação dos grupos, mecanismos instituicionais de mudança, através de assembléias, conselhos, eleições, reuniões e associações.


    Papel da Escola

    •Desenvolver mecanismos de mudanças institucionais e no aluno, com base na participação grupal, onde ocorre a prática de toda a aprendizagem.
    •Exercer uma transformação na personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário.
    •Resistência contra a burocracia como instrumento de ação dominadora e controladora do estado.

    Conteúdos de ensino

    •As matérias são apenas um instrumento a mais, pois o importante é aquilo que vem da chamada "vivência crítica".

    Métodos de Ensino

    •Faz o movimento do composto ao simples, do geral ao particular, do número à unidade, da harmonia ao som, da regra ao fato, do princípio à aplicação.
    •Vai do observado ao não-observado, do conhecido ao desconhecido.
    •Método racional, experimental, científico: estimula a curiosidade, favorece a atividade cerebral, se afasta da credulidade, coloca a razão e a memória no seu devido lugar.
    •O exercício da liberdade pelo aluno tem que ser efetivo e real desde o início, com caráter progressivo, manifestando-se plenamente nos últimos anos escolares.
    •Interesse em crescer dentro da vivência grupal.
    •Relevância da experiência, da atividade prática que é incorporada e utilizada em situação nova.
    •A participação grupal deve ser obtida através de assembléias, conselhos, eleições, reuniões, associações, de tal forma que o aluno leve para a escola e para a vida cotidiana tudo que aprendeu.
    •A auto-gestão é o conteúdo e o método, resume tanto o objetivo pedagógico, quanto o político.
    •Escolhida uma matéria, o aluno é estimulado à pesquisa.


    Relação Professor - aluno

    •Professor e aluno são livres, um em relação ao outro e desenvolvem uma relação baseada na autogestão e no antiautoritarismo.
    •O professor é um orientador, um catalisador que realiza reflexões em comum com os alunos. Cabe a ele: ajudar o grupo a desenvolver-se, auxiliando no desenvolvimento de um clima grupal em que seja possível aprender e superar os obstáculos para aprender que estão enraizados no indivíduo e no grupo, ajudar o coletivo a descobrir e utilizar os diferentes métodos de pesquisa, ação, observação e feedback, liberar as forças instituístes do grupo , que funciona como analisadores das instituições.

    Aprendizagem

    •É informal, tudo deve ser trabalhado a partir da vivência grupal. No dizer de Libâneo, "somente o vivido, o experimentado é incorporado eutilizado em situações novas. Em termos de conteúdos não faz sentido qualquer forma de avaliação".

    Manifestação da Prática Pedagógica

    •Antiautoritário e autogestão são os princípios fundamentais da proposta pedagógica anarquista (que abrange várias correntes: libertários, psicanalistas e sociólogos).CelestinFreinet, Miguel GonzalesArroyo, Paulo Freire, MaurícioTragtemberg, Michel Lobrot e outros.

    ACADÊMICAS:
    ADRIANA DE SOUSA MIRANDA DA SILVA
    CLEUDYR PERIRA DE FREITAS AGUIAR
    ILMARA DOS SANTOS SOUSA
    GISLANE LUCENA DE MIRANDA
    ROSIMAR RODRIGUES DO NASCIMENTO
    KÉSIA DE FREITAS LIMA
    NATHANI DO NASCIMENTO PEREIRA
    MARIA SUELI SOUSA SANTOS

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  3. Lider Adilson de Oliveira19 de abril de 2012 às 14:51

    Tendência Liberal Renovadora não diretiva.
    Esta tendência é um método centrado no aluno, a escola tem a finalidade formadora de atitudes, preocupando-se mais com a psicologia do que com o social ou pedagógico. E através da percepção que o educando desenvolve a aprendizagem. O educando norteia as experiências vividas no cotidiano escolar. Procura desenvolver a inteligência, priorizando o sujeito, considerando-o inserido numa situação social. Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis. Promovendo esforços para provocar mudanças no indivíduo em função da realidade ambiental.
    Rogers considera que o ensino é uma atividade excessivamente valorizada; para ele os procedimentos didáticos, a competência na matéria, as aulas, livros, tudo tem muito pouco importância.
    O resultado de uma boa educação é muito semelhante ao de uma boa terapia. O professor deve atuar como um criador de oportunidades para o aluno, pois uma de suas principais funções é descobrir o potencial de aprendizagem no projeto pelo qual o mesmo se interessa, oferecendo ferramentas e oportunidades que façam com que o aluno tire suas próprias conclusões. Assim, vislumbrando-se (aluno) com suas próprias percepções a realidade.
    Este método em seus conteúdos e assuntos são os próprios alunos que levavam ao professor, sendo que esses assuntos deveriam estar de acordo com o grau de significação pessoal. Sendo incluídas algumas técnicas como, por exemplo: sensibilização, expressão e de comunicação. Os não – diretivistas advogam uma didática libertas de todo e qualquer direcionamento prévio e rígido. Defendia-se uma didática capaz gerar um clima propicio e facilitador de comunicação do aluno com os outros.
    A função do método é restringe-se e orientar o aluno a se organizar, utilizando técnicas de sensibilização onde os sentimentos de cada um possam ser expostos, sem comprometê-los. Assim, o objetivo do trabalho escolar se esgota nos processos de melhor relacionamento interpessoal, como condições para o crescimento pessoal.
    Acadêmicos:
    Adilson de Oliveira, Adriana Miranda da Mota, Andreia da Silva Santana, Elizabeth Nascimento da Silva, Cristiane Moura Dias, Elise Delane da Silva Sousa, Daniela Duarte Guimarães Rodrigues Uislâine Chaves de Almeida, Rebeca Diogo Fernandes, Carla Roberta Miranda

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  4. Líder Adilson de Oliveira19 de abril de 2012 às 14:53

    Tendência Liberal Renovada Progressivista.
    A escola continua, dessa forma, preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso, ela deve imitar a vida, Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor,
    Na escola renovada progressivista defende-se a ideia de “aprender fazendo”, por tanto centrada no aluno, valorizando tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, levando em conta os interesses do aluno, considerando como ser ativo e curioso. Dispõe da ideia que ele “o só ira aprender fazendo”. Aprender se torna atividade de descoberta, e uma alta aprendizagem. O professor é facilitador em função de experiência que o sujeito vivência frente a desafios cognitivos e situações problemas. Dá-se, portanto, maior valor aos processos mentais e habilidades cognitivas do que a conteúdos organizados racionalmente.
    Papel da escola: Ordenar as necessidades individuais do meio social. Experiências que devem satisfazer os interesses do aluno e as exigências sociais. Interação entre estruturas cognitivas do individuo e estruturas do ambiente.
    Conteúdos: Conteúdos estabelecidos em função de experiência vivificada. Processos mentais habilidades cognitivas. Aprender a aprender.
    Métodos:
     Aprender fazendo;
     Trabalho em grupo;
     Métodos ativo:
    Em situação, experiência, desafio, soluções provisórias.
    Professor x Aluno:
     Professor sem lugar privilegiado.
     Disciplina como tomada de consciência.
     Indispensável bom relacionamento entre professor x aluno.
    Pressupostos:
     Estimulação da situação problema;
     Aprender é uma atividade de descoberta;
     Retido o que é descoberto pelo aluno;
    Prática Escolar:
     Aplicação reduzida;
     Choque com a prática-pedagógica;
    Graduandos:
    Adilson de Oliveira, Adriana Miranda da Mota, Andreia da Silva Santana, Elizabeth Nascimento da Silva, Cristiane Moura Dias, Elise Delane da Silva Sousa, Daniela Duarte Guimarães Rodrigues Uislâine Chaves de Almeida, Rebeca Diogo Fernandes, Carla Roberta Miranda.

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  5. Lider Maria Aparecida19 de abril de 2012 às 16:16

    TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS

    As tendências progressistas é o resultado da preocupação de muitos educadores que, a partir da década de 60, gerou uma discussão e questionamento entre ambas as partes em relação ao rumo que vem tomando a educação, principalmente a escola pública, que é a menos favorecidas no que diz respeito á educação.
    O papel da escola progressista libertadora consiste em abrir novos caminhos e mostrar ao educando uma nova visão de mundo, em que ele tem o livre arbítrio de construir e de levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.
    O conteúdo de ensino baseia-se nos chamados "temas geradores", e são extraídos dos problemas vivenciados pela prática de vida dos educandos.
    Métodos de ensino - Cabe ao educador a forma de autogerir a aprendizagem, definindo o conteúdo e a dinâmica das atividades.
    Relacionamento aluno e professor têm o dialogo como base crucial, pois possibilitam uma relação niveladora, onde o educador e o educando buscam uma maior interação
    Pré suposto da aprendizagem é a força que move uma situação problema, analisando, criticando e envolvendo a abstração em busca do que se almeja, por meio da realidade e dos fatos.
    Manifestações na prática escolar - Nas manifestações da pratica educacional das muitas tendências é dado importância ao ensino de língua portuguesa já que as diferentes opiniões de linguagem decorrem esses períodos do pensamento pedagógico brasileiro.
    ALINE RAQUEL ARAÚJO DA SILVA,JADE PEREIRA DA CUNHA, JOZINEIDE FERNANDES S. SILVA, MARIA APARECIDA G. DE ARAÚJO., MARINETE RIBEIRO, RAIMUNDA NONATA RESENDE COSTA, ROSANA SOUSA M. RESENDE, VANESSA SOARES S. SILVA.

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  6. PEDAGOGIA LIBERAL - TRADICIONAL

    A pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais, precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.
    Na tendência tradicional, a pedagogia liberal se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa. Os conteúdos, os procedimentos didáticos, a relação professor–aluno não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades sociais. É a predominância da palavra do professor, das regras impostas, do cultivo exclusivamente intelectual.

    Papel da Escola

    A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.

    Conteúdos de ensino
    São os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades absolutas. Os conteúdos são separados da experiência do aluno e das realidades sociais, valendo pelo valor intelectual, razão pela qual a pedagogia é tradicional é criticada como intelectualista e, às vezes, como enciclopédica.
    Métodos
    Baseiam-se na exposição verbal da matéria e/ou demonstração. Tanto a exposição quanto a análise são feitas pelo professor, observados os seguintes passos: preparação do aluno, apresentação, associação, generalização, aplicação. A ênfase nos exercícios, na repetição de conceitos ou formulas na memorização visa disciplinar a mente e formar hábitos.
    Relacionamento professor-aluno
    Predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula.
    Pressupostos de aprendizagem
    A aprendizagem é receptiva e mecânica, para o que se recorre frequentimente à coação. A retenção do material ensinado é garantida pela repetição de exercícios sistemáticos e recapitulação de matéria. A transferência de aprendizagem depende do treino.
    Manifestações na pratica escolar
    A pedagogia liberal tradicional é viva e atuante em nossas escolas. Na descrição apresentada aqui incluem-se as escolas religiosas ou leigas que adotam uma orientação clássico-humanista ou uma orientação humano - cientifica, sendo que esta se aproxima mais do modelo da escola predominante em nossa historia educacional.


    Acadêmicos:
    ELMA COSTA DA SILVA.
    ELIZONEIDE.
    JANAINA MACENA DE JESUS.
    KELLY ALVES DOS SANTOS.
    MÔNICA S. OLIVEIRA DA SILVA.
    ROSIMEIRE PAVÃO DOS REIS.
    ZILANDA DE O. SILVA SOUSA.

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  7. LÍDER FLAVIANA
    TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
    Papel da escola-A difusão de conteúdos e a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto indissociáveis das realidades sociais. A valorização da escola como instrumento de apropriação do saber e o melhor serviço que se presta aos interesses populares, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática. Se a escola e parte integrante do todo social, agir dentro dela e agir também no rumo da transformação da sociedade.
    Em síntese, a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental por meio da aquisição de conteúdos da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
    Conteúdo de ensino: São os conteúdos culturais universais que se constituíram em domínio de conhecimento relativamente autônomos, não basta que eles sejam apenas ensinados, e preciso que se ligue de formas indissociáveis.
    Embora se aceite que os conteúdos são realidades exteriores ao aluno, que devem ser assimilados e não simplesmente reinventado, eles não fechados e refratário as realidades sociais.
    Método de ensino: São os conteúdos culturais universais que constituíram em domínio de conhecimento relativamente autônomos, não basta que eles sejam apenas ensinados e preciso de forma indissociável.
    Os métodos de uma pedagogia crítica-social dos conteúdos não partem, então, de um saber artificial, depositado a partir de fora, nem do saber espontâneo, mas de uma relação direta com a experiência do aluno, confrontada com o saber traduzido de fora.
    Relação de professor e aluno- Consisti nas condições em que o professor e aluno possam colaborar para fazer progredir essas trocas. O esforço de uma pedagogia dos conteúdos esta em propor ensino voltado para a interação “conteúdo x realidade sociais.”
    A não-diretividade abandone os alunos os seus próprios desejos, como se eles estivessem uma tendência espontânea, alcançar os objetivos esperado da educação. Sabemos que as tendências espontâneas e naturais “não são naturais,” antes são tributarias das condições de vida do meio.
    Pressuposto de aprendizagens- Aluno se reconhece nos conteúdos e modelos sociais apresentados pelo professor. O conhecimento novo se apóia numa estrutura cognitiva já existente.
    O grau de envolvimento Ana aprendizagem depende tanto da prontidão e disposição do aluno quanto do professor e do contexto da sala de aula.
    Manifestações na pratica escolar- O esforço de elaboração de uma pedagogia “dos conteúdos” esta em propor modelos de ensino voltados para a interação conteúdos-realidades sociais; portanto, visando alcançar em termos de uma articulação do político e da pedagogia, aquela como extensão deste, ou seja, a educação “a serviço da transformação das relações de produção.”
    Representam também as proposta aqui apresentadas os inúmeros professores da rede escolar publica que se ocupam, competentemente, de uma pedagogia de conteúdos articulada com a adoção de método que garantam a participação do aluno que, muitas vezes sem saber, na democratização efetiva do ensino para as camadas populares.





    ANA CLAUDIA DE JESUS BARROS
    ALZENIRA PEREIRA DE SOUSA ANDRADE
    FLAVIANA PEREIRA DA CRUZ VIEIRA
    HÉRIKA RAYANE SOUSA AGUIAR
    JOSÉLIA FERNANDES DO NASCIMENTO
    MARA DALILA DE SOUSA GONÇALVES

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  8. A importância da informática para o trabalho do Psicopedagogo.
    A informática nos dias atuais é de grande importância para diversas áreas do conhecimento, pois ela nos oferece “NS” possibilidade de pesquisas.
    E para a área da psicopedagogia é mais uma ferramenta que facilitará no diagnostico e prevenção de possível dificuldade de aprendizagem.
    Portanto, se bem utilizado a, informática só tem a contribuir para o trabalho do psicopedagogo.

    MARIA ZÉLIA COSTA DE OLIVEIRA

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