PROJETO DIDÁTICO: Toda Criança tem um nome.
PÚBLICO ALVO: Educadores e Educandos da Escola Municipal Paulo
Freire.
PERÍODO:
31/01 à 28/02/2013
CULMINANCIA: 28/02/2013
EDUCADORES
ENVOLVIDOS: Docentes da Educação Infantil ao 9º ANO e
Educação de Jovens e Adultos.
AUTORAS: Cleres Carvalho do Nascimento Silva,
Elizabete Alves de Sousa, Izaura Caitano de Oliveira, Marli Oliveira de Sousa
1.0 JUSTIFICATIVA:
Nesta
nova visão de educação a leitura e a escrita na atualidade é um dos maiores
desafios das escolas. Sendo estimulada de forma criativa, possibilita o prazer
e o gosto pela leitura, bem como permite a utilização da escrita no contexto
social. Pensando nesse contexto, o Projeto “Toda criança tem um nome” tem como objetivo oportunizar aos alunos de
forma interdisciplinar uma aprendizagem significativa, partindo da escrita
correta do nome próprio do aluno uma vez que o
mesmo tem característica única e representa suas
origens cultural e social.
O referido projeto será desenvolvido no Período diagnóstico de 31/01
à 28/02/2013 onde serão propiciadas atividades dinâmicas, de fácil
compreensão, que possam envolver aspectos do conhecimento curricular de forma
lúdica e criativa favorecendo o interesse e a formação do hábito de ler, e
assim melhorar o nível de qualidade da aprendizagem dos alunos, bem como
favorecer o relacionamento interpessoal entre educadores e educandos, educandos
e educandos.
2 – OBJETIVOS:
2.1 GERAL:
Ø Oferecer
atividades que envolvam a pratica de leitura e escrita, de forma
interdisciplinar partindo da escrita correta do nome próprio do aluno uma vez
que o mesmo tem característica única e representa
suas origens cultural e social.
2.2 ESPECÍFICOS:
Ø Criar estratégias para que os educandos possam conhecer a função
da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a
presença na sala de aula (função de memória da escrita).
Ø Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios.
Ø Identificar à escrita e origem do próprio nome.
3.0
Metodologia
Ø Língua Portuguesa: Trabalhar o alfabeto (maiúsculo e minúsculo), através de cartazes.
Construção de texto envolvendo a origem dos nomes dos alunos, bem como a
história da Fundação da Escola e por que do nome Escola Municipal Paulo Freire.
Ø Matemática: Montar gráficos com o percentual envolvendo a naturalidade e a
nacionalidade dos educandos. Utilize a lista de freqüência para trabalhar a
quantidade de meninos e meninas na sala de aula, bem como as datas de
nascimento dos educandos. (Revisar as quatro operações)
Ø História: Construir com os educandos um Projeto de Pesquisa envolvendo a história
de vida dos mesmos.
Ø Ciências: Montar a árvore genealógica da família de cada educando.
Ø Geografia: Trabalhar as categorias geográficas. (lugar de nascimento, região,
pais).
Ø Artes: Construção de crachá com o nome completo dos educandos (Confeccionado
pelo próprio educando). Fazer cartaz com os nomes de todos os alunos da sala. •
Montagem de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidas.
Ø Inglês: O alfabeto na Língua Inglesa.
Ø Educação Religiosa: A origem da vida e a diversidade ética e religiosa dos educandos, e os
Direitos e deveres dos mesmos.
Ø Educação Física: • Análise da certidão de nascimento ou RG dos educandos (trabalho com documento), verificar da data do nascimento a cor, filiação. (Construir
uma ficha de identificação)
Obs.: Em todas estas atividades é
importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. Na
chamada diária chame os educandos pelo o nome próprio
4.0 –
RECURSOS
Ø Cartazes,
data show, fotos, computador, régua, Lista de Chamada.
5.0 –
AVALIAÇÃO
Ø
Será
observada a participação ativa do aluno em sala, bem como o grau de
envolvimento nas atividades.
6.0 –
CULMINÂNCIA: Dia 27/02/2013
Ø
Provão de Língua Portuguesa e Matemática. (3º ao 9º ano e Educação
de Jovens e Adultos)
Ø
Momento Lúdico envolvendo os alunos da Educação Infantil ao 2º
ano. As apresentações devem priorizar os aspectos trabalhados no Projeto
Didático desenvolvido.
7.0 – REFERENCIAS:
Ø
Ferreiro, E & Teberosky A. Psicogênese da
língua escrita. Artes Médicas. 1988.
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