Portfolio
O que é e por que usar o portfolio?
O portfolio é um instrumento de construção de conhecimentos no processo ensino-aprendizagem. É uma forma diagnóstica e contínua de acompanhamento e avaliação de um trabalho desenvolvido, onde se pode verificar e problematizar hipóteses em variadas situações. Já é usado há mais de 20 anos, em cerca de mil universidades, em todo o mundo.
Portfolios de aprendizagem são coleções de informações importantes vindas de diversas fontes: livros, revistas, jornais, Internet, depoimentos de alunos, pais professores, funcionários e demais envolvidos no trabalho, entre outros, fundamentados em registros (anotações) da experiência escolar cotidiana, ou seja, dos momentos de aprendizagem.
Assim, o portfolio é uma estratégia, é um diário de aprendizagem onde registramos constantemente, a partir da pesquisa, uma seleção de amostras do nosso trabalho, nossas dúvidas e nossas conquistas, o que nos leva à descoberta do mundo do conhecimento.
Os registros podem ser:
Entrevistas, gráficos, tabelas de dados, textos, desenhos, frases, fotos, vídeos, reflexões, análises, depoimentos;
Estudos independentes: pesquisas, análises e reflexões, realizadas a partir do interesse e necessidade de ir-se além dos conteúdos selecionados;
Temas selecionados e abordados no dia-a-dia da sala de aula;
De caso: relatos dos avanços da aprendizagem da turma, documentos por trabalhos, fotos e vídeos;
“Memórias”: registros narrativos das aulas, dos encontros, das observações das situações de aprendizagem, seus sucessos e hipóteses;
As “memórias” podem ser coletivas (dos alunos) e individuais (do professor), diárias, semanais, quinzenais ou mensais, construídas com os alunos, a partir de elementos metodológicos, conceituais e avaliativos que aprofundem conhecimentos e enriqueçam as aulas e a produção de textos da turma, de forma clara, coesa e objetiva;
Seleção de amostras do trabalho desenvolvido por todos os envolvidos, tornando-se um arquivo, um documentário;
Metas, objetivos e combinados da turma para um bom andamento e organização do trabalho.
OBJETIVOS DA CONSTRUÇÃO DE UM PORTFOLIO
Aprender a aprender
Conhecer para aprender
Levantar hipóteses, buscando alternativas e soluções possíveis para as questões do mundo, aparentemente, desconhecido;
Levar o aluno ao universo da pesquisa;
Propiciar o registro, análise e acompanhamento das ações cotidianas no diário de aprendizagens;
Colaborar com o aluno nas suas diferentes formas de aprender e de ver o mundo.
CONSTRUINDO UM PORTFOLIO PASSO A PASSO
Estabelecer um conjunto de regras básicas para a coleta de itens que devem ser arquivados para a pesquisa;
Coletar mostras do trabalho e material de pesquisa: fotografias, registros escritos, avaliações, desenhos, entre outros;
Registrar, arquivar e documentar o trabalho, durante todo o seu desenvolvimento;
Transformar os registros em material de consulta e reflexão contextualizada;
Preparar e conduzir pesquisas e entrevistas, tabular dados e registrar resultados em tabelas e gráficos, organizando as informações;
Realizar registros sistematizados, usando fundamentação teórica e referências bibliográficas. Confrontar os conhecimentos do senso comum com os conhecimentos teóricos;
Realizar registros de caso: observações, análises, avaliações e reflexões sobre o trabalho desenvolvido com a turma. Estes registros são relacionados com a conduta e as interações do próprio autor (professor), seus valores, seus costumes e principalmente seu envolvimento com os alunos, com a família e a comunidade escolar, registrando a aprendizagem e revendo conceitos;
Preparar “memórias” suas e dos alunos que contenham: plano de ação, os progressos conseguidos, o desenvolvimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem, as dificuldades, hipótese e alternativas possíveis;
Reunir com os alunos e outros colegas para socialização dos registros, avaliação e novos encaminhamentos que contribuam para o sucesso do trabalho;
Ao final das atividades, o portfolio estará pronto e será um arquivo, um documentário demonstrativo do trabalho realizado por todos os envolvido no processo de construção de conhecimento.
ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO PORTFOLIO
Titulo
Dedicatoria
Justificativa
Objetivos
Metodologia
Cronograma
Resultado
FOTOS
TRABALHO DOS ALUNOS:
PESQUISAS
DESENHOS
TEXTOS
DEPOIMENTOS
REFLEXÕES
“MEMÓRIAS”
ESTUDOS INDEPEDENTES
GRÁFICOS E TABELAS
AVALIAÇÃO FETIA PELOS ALUNOS E DEMAIS ENVOLVIDOS
ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS
ANEXOS
REFERÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário