TEMA: A VIAGEM ATRAVÉS DA LEITURA.
AUTORAS DO PROJETO: Cleres C. do Nascimento, Izaura Caetano, Marli Oliveira de Sousa
PERÍODO: 08 á 30 DE ABRIL DE 2010
AREAS ENVOLVIDAS: TODAS AS AREAS DE CONHECIMENTO
EIXO TEMÁTICO: PLURALIDADE CULTURAL, ETICA E CIDADANIA.
CULMINANCIA: Apresentação de dramatizações, poesias, parodia, trava-linguas baseada no Livro Paradidático lido no bimestre
Dias: 29/04 – Educação Infantil ao 5º anos.
30/04 – 6º ao 9º anos e Ed. Jovens e Adultos
Professores responsáveis pelo Projeto: Rosilene, Luiza, Flory, Brenda, Josania, Chalane. E professoras da Ed. Infantil ao 5°anos.
JUSTIFICATIVA:
O conforto e a comodidade proporcionados pelos novos avanços tecnológicos acabaram por gerar certo comodismo nas novas gerações. A Internet, a mídia falada ou televisada, enfim, os confortos da tecnologia moderna, o barulho exterior, bem como a agitação da vida moderna, por vez contribui para o afastamento involuntário dos educandos do prazer proporcionado pela leitura. Deste modo esta problemática faz parte do cotidiano da maioria das Escolas de educação básica, como do universo da Escola Municipal Paulo Freire.
O projeto A viagem através da Leitura tem como objetivo o despertar pela leitura prazerosa, partindo da Educação Infantil, pois segundo Pedro Demo esta e a fase dos porquês, das curiosidades, onde a leitura e a escrita são fatores preponderantes na construção dos saberes. As ações do referido projeto envolverão os educandos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Dentre as ações projetadas, destaca-se a Leitura bimestral de um livro paradidático, bem como a reconstrução de textos. Contribuindo desta forma na redução do índice de reprovação em Língua Portuguesa e Matemática do 2º ao 9º ano, meta esta contemplada no plano de ação do Plano de Desenvolvimento da Escola.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita em função e a partir do grau de letramento que o aluno traz de seu grupo familiar e cultural.
Objetivos Específicos •
Identificar os diferentes tipos de textos; •
Produzir os diversos tipos de textos; •
Realizar a textualidade;
Usar a língua escrita em situações discursivas e diversificada;
Fazer reflexão sobre os textos que lêem, escrevem, fala ou ouvem, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto do seu sentido
.
Metodologia:
Língua Portuguesa: Leitura de livro paradidático, construção de textos.
Matemática: utilizar textos que contemplem os conteúdos previstos para o mês de abril.
História: ler textos complementares sobre os conteúdos, reconstrução de textos.
Geografia: Leitura de textos, construção de relatórios abordando os conteúdos trabalhados.
Ciências: Construir textos descritivos, abordando os conteúdos e as experiências realizadas em sala.
Artes: leituras e interpretação das musicas. Criação de peças teatrais, envolvendo o livro paradidático lido no bimestre.
Ed. Religiosa: Utilizar a caixinha de promessas para leituras e interpretação dos versículos bíblicos, bem como fazendo a correta grafia dos mesmos.
Inglês: Leituras e interpretação dos textos
Ed. Física: Leituras de textos complementares sobre os esportes individuais e coletivos.
RECURSOS:
Livros paradidáticos, caixinha de promessas, Bíblia sagrada, data show, notebook, mapas. Caderno de produção textual.
AVALIAÇÃO:
Analisar o nível de aprendizagem das crianças após a conclusão, atentando para as hipóteses de leitura, escrita e oralidade. O que mudou? O que precisa ser melhorado? Quais habilidades e competências precisam ser retomadas? A participação no projeto valerá 03 pontos na disciplina de língua portuguesa.
REFERENCIAS:
BRASIL – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Volume 2. Brasília, MEC/SEEF, 1997.
BRAIT, Beth. Língua e Linguagem. 2ª edição, Ática. São Paulo: 2002
BRITO, Gilson. A canção do Aratatá. Escola. São Paulo: nº 126, p. 28. Ano XIV. Outubro 1999.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. 10ª edição Scipione. São Paulo: 1997.
FREIRE, Paulo. O ato de ler: em três artigos que se completam.31 ed. São Paulo: Cortez, 1997
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