ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE
IMPERATRIZ – MARANHÃO.
I FECISPAF – FEIRA CIENTIFICA DA ESCOLA PAULO FREIRE- 2011.
AÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
TEMA: A Iniciação a Pesquisa Cientifica em prol da humanidade.
2.0 JUSTIFICATIVA
Desde a criação do homem e a evolução das espécies que a humanidade vem reunindo varias informações que foram sendo reconhecidos como conhecimento. O ser humano desde os primórdios da historia sempre observou o habitat natural em que vivem as plantas, os animais, as vegetações, e diante das suas necessidades básicas foi descobrindo meios e criando objetos para ajudá-lo na sua vida cotidiana. Aos poucos a humanidade foi pesquisando e descobrindo explicações para os fenômenos que até então eram desconhecidas e estas descobertas só foram possíveis por intermédio da observação e da experimentação.
As pesquisas cientificas exercem papel importante na construção do conhecimento, sendo esta vinculada a situações cotidianas, nas quais o educando possa se posicionar diante de fatos e fenômenos novos, deste modo,problematiza situações aparentemente inquestionáveis, compreendendo as diferentes formas de entender o mundo, ao mesmo tempo buscando soluções para os problemas existentes, contribuindo assim positivamente para que ocorram mudanças significativas.
Deste modo estabelecer relações entre o comum e o diferente, observar, formular hipóteses, sistematizar a investigação, selecionar métodos e instrumentos adequados, são ações que fazem parte do universo do pesquisador, em prol da humanidade. A I Mostra de Ciências (FECISPAF) desta Unidade de Ensino tem como papel estratégico à pesquisa tendo como foco principal desenvolver no aluno a capacidade de pensar, aprender a aprender, fatores estes que podem definir a concepção pessoal do indivíduo em relação à humanidade.
3.0 OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos educandos aprendizagens significativas, fazendo uso dos conhecimentos construídos a partir de investigação cientifica, envolvendo as ciências exatas, naturais, sociais e humanas, relacionando-as com descobertas e invenções no cotidiano, elaborando hipóteses e ações que viabilizem a melhoria da qualidade de vida da humanidade.
3.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ø Estimular o ensino de Ciências através de experiências.
Ø Promover maior interatividade entre as diversas disciplinas do currículo escolar;
Ø Combinar leituras, observações, experimentações, registros para coleta, comparação, análise organização, comunicação e discussão de fatos e informações
Ø Recorrer a diferentes fontes de pesquisa, para subsidiá-lo na construção de conceitos.
4.0 METODOLOGIA
Ø Apresentação do Projeto para professores orientadores
Ø Elaboração do Plano de Pesquisa pelos alunos, professores orientadores e co-orientadores.
Ø Entrega do Plano de Pesquisa para professores coordenadores.
Ø Pesquisa Cientifica.
Ø Exposição dos Trabalhos de Pesquisa
5.0 RECURSOS
Papel A4, lápis, borracha, computador, Xerox, livros, camiseta, gracha, certificado, medalhas para premiação.
6.0 AVALIACÃO:
A participação na Mostra de Ciências, corresponderá a 100% da Prova Bimestral de Ciências, 50% nas demais disciplinas no terceiro bimestre
7.0 CRONOGRAMA
AÇÃO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | |
Elaboração do Projeto da Mostra | X | | | | | |
Apresentação do Projeto para os professores orientadores | | X | | | | |
Elaboração do Plano de Pesquisa pelos alunos | | | X | | | |
Entrega do Plano de Pesquisa para os Professores coordenadores | | | | Segunda semana. | | |
Apresentação do resultado da pesquisa | | | | | Dia 08 de outubro | |
8.0 BIBLIOGRAFIA
BARROS, Carlos. Ciências. Manual do projeto. Ed.Reformada. São Paulo. Atica, 2006.
COSTA, Alice. Ciências e interação, ilustração Luis Moura. – Curitiba. Positivo, 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário