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quinta-feira, 18 de março de 2010

Formaçäo de Professores da Escolas Wady Fiquene e Madalena de Canossa Imperatriz-MA

A Pedagogia de Projetos e seus significados na história da escolaridade

Msc Cleres Carvalho do Nascimento Silva
Pedagogia de Projetos, prática educativa reconhecida em diferentes períodos do século passado, por vários estudiosos, a partir de Kilpatrick, em 1919, que levou à sala algumas contribuições de Dewey.Os anos 20 foram marcados por uma questão central: Como organizar a escola seguindo um plano de tarefas análogo ao que se desenvolve fora, em casa, na sociedade.Os anos 60 são marcados pelo segundo momento de interesse pela Pedagogia de Projetos, com outra denominação: “Trabalho por temas”. Foi quando assomaram as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento da inteligência e o papel que ocupa a aprendizagem de conceitos nesse processo. A pergunta chave era: Que conceitos trabalhar e com que critérios os selecionar.
Com o surgimento de algumas correntes, dentre elas a tecnológica, tentava mudar a escola e instaurar a democracia. Em alguns países da América Latina, como o Brasil, impulsionados pela Pedagogia de Projetos e as ideias de integração escola-comunidade de Freinet e Hernandez, a prática educativa volta ser objeto de movimentos de renovação pedagógica, com a entrada de conhecimentos psicológicos, sociológicos, antropológicos, buscando-se para a escola um ensino humanístico e ético (MARTINS, 2001).Destacam-se nos anos 80 dois fenômenos na área educacional: a revolução cognitiva na forma de entender o ensino e aprendizagem e as mudanças sobre o conhecimento e o saber.
Segundo Hernández (1998, p. 72):Os projetos são peças centrais do que constituiria a filosofia construtivista na sala de aula. Aprender a pensar criticamente requer dar significado à informação, analisá-lo, planejar ações, resolver problemas, criar novos materiais ou ideias e envolver-se na tarefa de aprendizagem.A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelece que a educação básica deve assegurar ao educando "formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Os projetos no espaço escolar

Em uma escola, os projetos podem ser utilizados em vários aspectos diferentes do trabalho.

Projetos didáticos têm por meta principal o ensino de alguns conteúdos predeterminados e neles a participação dos alunos é, evidentemente, indispensável.

Os Temas Transversais como eixos Temáticos

O objetivo da inclusão de Temas transversais na Escola, de acordo com os PCNs, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, é que as questões sociais sejam submetidas à aprendizagem e à reflexão dos educandos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e dinâmica e dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais.Com isso, o currículo ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser priorizados e contextualizados de acordo com diferentes locais. O conjunto de temas propostos pelos PCNs se compõe de: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo .

Tema gerador

Freire (2003, p. 10) afirma que:Ninguém pode estar no mundo, com o mundo e com os outros de forma neutra. Não posso estar no mundo de luvas nas mãos constatando apenas. A acomodação em mim é apenas caminho para a inserção, que implica decisão, escolha, intervenção na realidade.

Problemas comuns na implementação de projetos
Planejamento Confuso

Objetivo confuso

Execução confusa

Envolvimento da equipe.


PASSO A PASSO PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DIDÁTICO

Titulo:(nome do projeto permite uma visão geral do que se quer alcançar.)
Eixo Temático:(Temas Tranversais)

Areas de conhecimento envolvidas:

Período: quanto tempo utilizar? 1 dia? Uma semana? 15 dias? 1 mês ou mais?

Séries

Professor

Justificativa:(porque quero trabalhar com este tema) momento de expor as razões e escolhas feitas sobre o tema.

Objetivo geral: qais são as finalidades do projeto, o que espero alcançar? Definir objetivos é ter clareza do que deseja e das ações a serem desenvolvidas

Objetivos Especifícos: (são um detalhamento do objetivo geral)

Conteúdos:( E o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. (Unidade de ensino)

Metodologia: (como será feito? Que atividades devo propor para alcançar meus objetivos. É o processo de desenvolvimento do projeto.)


Recursos: o que precisarei usar?


Cronograma: organizaçäo do tempo que será gasto na realização de um trabalho;

Avaliaçäo : deve levar em conta todo o processo e o envolvimento de todos no projeto. Pode ser utilizado: auto-avaliação, relatos orais e escritos, trabalhos em grupos, “vitórias”/ “conquistas” dos alunos no dia-a-dia, exposições de trabalhos.

Produto final ou culminância: é o final, a apresentação dos resultados;

Referências ou bibliografia:é um conjunto de elementos de uma obra escrita (como título, autor, editora, local de publicação) que permite a sua identificação;

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