Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Projeto da I Mostra Cientifica da Esc. Mul. Paulo Freire

ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE

IMPERATRIZ – MARANHÃO.

I FECISPAF – FEIRA CIENTIFICA DA ESCOLA PAULO FREIRE- 2011.

AÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

http://www.ecodebate.com.br/foto/ecologia-ihu.jpg

TEMA: A Iniciação a Pesquisa Cientifica em prol da humanidade.

2.0 JUSTIFICATIVA

Desde a criação do homem e a evolução das espécies que a humanidade vem reunindo varias informações que foram sendo reconhecidos como conhecimento. O ser humano desde os primórdios da historia sempre observou o habitat natural em que vivem as plantas, os animais, as vegetações, e diante das suas necessidades básicas foi descobrindo meios e criando objetos para ajudá-lo na sua vida cotidiana. Aos poucos a humanidade foi pesquisando e descobrindo explicações para os fenômenos que até então eram desconhecidas e estas descobertas só foram possíveis por intermédio da observação e da experimentação.

As pesquisas cientificas exercem papel importante na construção do conhecimento, sendo esta vinculada a situações cotidianas, nas quais o educando possa se posicionar diante de fatos e fenômenos novos, deste modo,problematiza situações aparentemente inquestionáveis, compreendendo as diferentes formas de entender o mundo, ao mesmo tempo buscando soluções para os problemas existentes, contribuindo assim positivamente para que ocorram mudanças significativas.

Deste modo estabelecer relações entre o comum e o diferente, observar, formular hipóteses, sistematizar a investigação, selecionar métodos e instrumentos adequados, são ações que fazem parte do universo do pesquisador, em prol da humanidade. A I Mostra de Ciências (FECISPAF) desta Unidade de Ensino tem como papel estratégico à pesquisa tendo como foco principal desenvolver no aluno a capacidade de pensar, aprender a aprender, fatores estes que podem definir a concepção pessoal do indivíduo em relação à humanidade.

3.0 OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos educandos aprendizagens significativas, fazendo uso dos conhecimentos construídos a partir de investigação cientifica, envolvendo as ciências exatas, naturais, sociais e humanas, relacionando-as com descobertas e invenções no cotidiano, elaborando hipóteses e ações que viabilizem a melhoria da qualidade de vida da humanidade.

3.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø Estimular o ensino de Ciências através de experiências.

Ø Promover maior interatividade entre as diversas disciplinas do currículo escolar;

Ø Combinar leituras, observações, experimentações, registros para coleta, comparação, análise organização, comunicação e discussão de fatos e informações

Ø Recorrer a diferentes fontes de pesquisa, para subsidiá-lo na construção de conceitos.

4.0 METODOLOGIA

Ø Apresentação do Projeto para professores orientadores

Ø Elaboração do Plano de Pesquisa pelos alunos, professores orientadores e co-orientadores.

Ø Entrega do Plano de Pesquisa para professores coordenadores.

Ø Pesquisa Cientifica.

Ø Exposição dos Trabalhos de Pesquisa

5.0 RECURSOS

Papel A4, lápis, borracha, computador, Xerox, livros, camiseta, gracha, certificado, medalhas para premiação.

6.0 AVALIACÃO:

A participação na Mostra de Ciências, corresponderá a 100% da Prova Bimestral de Ciências, 50% nas demais disciplinas no terceiro bimestre

7.0 CRONOGRAMA

AÇÃO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

Elaboração do Projeto da Mostra

X

Apresentação do Projeto para os professores orientadores

X

Elaboração do Plano de Pesquisa pelos alunos

X

Entrega do Plano de Pesquisa para os

Professores coordenadores

Segunda semana.

Apresentação do resultado da pesquisa

Dia 08 de outubro

8.0 BIBLIOGRAFIA

BARROS, Carlos. Ciências. Manual do projeto. Ed.Reformada. São Paulo. Atica, 2006.

COSTA, Alice. Ciências e interação, ilustração Luis Moura. – Curitiba. Positivo, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário