Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Fórum



Turma: Campestre -Ma
Curso de Pós -Graduação em Psicopedagogia
Disciplina :Ética Profissional do Psicopedagogo

É possível viver sem ética e moral na sociedade?

54 comentários:

  1. Não pois o individuo precisa ter um bom comportamento respeitando os direitos e deveres dentro da sociedade que se vive.

    Laura Maria Pereira Medrado
    Aluna do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Campestre-MA

    ResponderExcluir
  2. Nedina da Costa Santo Silva16 de janeiro de 2012 às 11:40

    Nedina da Costa Santos Silva
    É possível viver sem ética e moral na sociedade?
    Já é sabido que desde que há civilização, há moral, há regras que regem o comportamento dos indivíduos e dos grupos humanos. É sabido que desde que há civilização, há conflitos entre indivíduos e grupos humanos e isso muitas vezes acontece, por muitos querem levar um padrão de vida fora dos princípios éticos e morais. Pois cada departamento seja ele empresarial, profissional e religioso tem seu código de ética a ser seguido, mais muitas vezes torna-se enfadonho segui-lo a risca e às vezes o individuo foge a algumas regras para não sair da sua moral. E outros não seguem os valores, os princípios por questão de ter a índole voltada a falta de ética e moral, embora vivendo a margem da lei, arriscando a própria vida. Por isso é possível sim viver sem ética e moral na sociedade. Esse tipo de individuo é um ser que não precisa ou não consegue viver sob uma norma moral.

    ResponderExcluir
  3. Não.Pois a ética e a moral são importantes na vida do ser humano e estão totalmente ligadas ao individuo e ás normas estabelecidas pela sociedade.

    Amelia Martins Barros
    Aluna do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Campestre-MA.

    ResponderExcluir
  4. Não .Pois o individuo não consegue se inserir na sociedade sem os valores,morais,normas e regras estabelecidas pelo grupo em que vive.

    Liege Martins Milhomem
    Aluna do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Campestre-MA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois sabemos que a ética e a moral regulam e norteiam a conduta humana na sociedade, portanto se não houver um pisca-alerta ligado limitando a liberdade do ser humano será impossivel ser aceito pelos outros individuos.
      Existem pessoas que acham que o errado é certo, são isquisitas e ainda dizem que são assim e ponto, mas regeitadas, são mau vistas.

      IRENE DA CUNHA ARAUJO - CAMPESTRE DO MARANHÃO-MA

      Excluir
  5. Não é possível, pois o homem não vive isolado, sozinho, mas em grupo, comunidade, sociedade. E não existe comunidade humana que não conheça regras e não distingua um bem de um mal, pois estas tem costumes e cultura de todo um povo, ou seja, para viver em sociedade o homem não só age moralmente mas refletem sobre esse comportamento prático. Este possui princípios e valores fundamentais,no entanto a ética e a moral dão rumores e regulamentos para a conduta do homem em sociedade.
    ANTONIA ELIZETE MENDES CAVALCANTE- CAMPESTRE DO MARANHÃO-MA

    ResponderExcluir
  6. Não é possível, pois o homem não consegue viver isolado, sozinho, mas em grupo, comunidade, sociedade. E não existe comunidade humana que não conheça regras e não distingua um bem de um mal, pois estas tem costumes e cultura de todo um povo, ou seja, para viver em sociedade o homem não só age moralmente mas refletem sobre esse comportamento prático. Este possui princípios e valores fundamentais, no entanto, a ética e a moral dão rumores e regulamentos á conduta humana em sociedade.

    ResponderExcluir
  7. Não é possível, pois o homem não consegue viver isolado, sozinho, mas em grupos, comunidade, sociedade. E não existe comunidade humana que não conheça regras e não distingua um bem de um mal, pois estas tem costumes e cultura de todo um povo, ou seja, para viver em sociedade o homem não só age moralmente mas refletem sobre esse comportamento prático. Este possui princípios e valores fundamentais, no entanto, a ética e a moral dão rumores e regulamento para a conduta humana. Assim,não é possível este viver sem ética e moral.
    ANTONIA ELIZETE MENDES CAVALCANTE- CAMPESTRE DO MARANHÃO- MA

    ResponderExcluir
  8. não,pois o mundo está cheio de Leis e regras e mesmo assim ainda acontece coisas horriveis, pois somente uma sociedade com ética e moral poderá amenizar os conflitos e as desordes decorrente por falta da ética e moral.


    Diana de Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois o desenvovimento de uma pessoa depende muito da sua ética e moral dentro de uma sociedade. A responsabisalidade é fundamental para o crecimento do homem, o fim justifica os meios.


      Francisco de Assis Oliveira da Silva

      Excluir
  9. Não, pois precisamos viver com código de conduta perante a sociedade, temos que ter responsabilidade de nossas ações perante a sociedade. O fim justifica os meios.

    Francisco de Assis Oliviera da Silva

    ResponderExcluir
  10. Não, pois precisamos viver com código de conduta perante a sociedade, temos que ter responsabilidade de nossas ações perante a sociedade. O fim justifica os meios.

    Francisco de Assis Oliviera da Silva

    ResponderExcluir
  11. É possivel, porém não é correto, nós sabems que existem muitas pessoas por ai, fazendo o que der na telha. Todo individuo moral necessita de regras e leis pra viver bem.Desde o principio foi estabelecido regras e leis por Deus para serem cumpridas, Ele o fez afim de que a humanidade vivesse em ordem espeitando uns aos outros e a si mesmo. Hoje tanto quanto antes precisamos respeitar os codigos de etica e moral.

    Kelly Cristina da Silva Torres

    ResponderExcluir
  12. Sim, no entanto, Moral tem a ver com todo o comportamento humano, e todo individuo necessita de regras e normas estabelecidas para ser cumpridas, embora muitos não a respeitem.
    Francisco Marques Torres

    ResponderExcluir
  13. Raimunda Pereira de Freitas Silva18 de janeiro de 2012 às 07:59

    Sim, porém todo ser humano é dotado de inteligencia , mais não o suficiente para viver em sociedade e ser aceito como tal.
    O homem não é auto-suficiente , ou melhor, não é capaz de mudar seus hábitos e costumes por si só, pois tende a seguir regas e normas estabelecidas para que se adeque à sociedade a qual esteja inserida como ser capaz de assumir seus próprios atos de certa forma com liberdade e limites para reger os seus anseios e ações.
    A ética e a moral se restringe a princípios que trata, modifica ou regula o comportamento do homem como ser social, visto que ele convivi e conhece a diferença entre o bem e o mal sabendo-se que com hábitos e virtudes mudados pondera-se, e consequentemente tem o alcance de uma boa convivência agindo assim pela razão, e não pela emoção.

    Raimunda Pereira de Freitas Silva

    ResponderExcluir
  14. Não. Pois cada ser necessita de normas e condutas há seguir de acordo com o meio do qual está inserido.

    Maria do Amparo Santos de Sousa.

    ResponderExcluir
  15. Acredito que não é possível, podemos até tentar, mas será uma tentativa frustrante, pois sem ética o homem não passa de um ser que age por instinto, sem ética acredito que o homem vive somente 1% de uma vida. Quando falamos em ética logo nos vem a mente, respeito, direitos e deveres e todos esses aspectos são de extrema importância para o ser humano,viver com ambas é uma questão de sobrevivência,transgredí-las só trará consequências catastróficas para o mundo.ANDRÉIA BARROS NUNES BARBOSA

    ResponderExcluir
  16. Não, porque na sociedade em que vivemos precisamos nos portar dignamente, em tudo o que somos e o que fazemos, isso é um direito e dever de todos os indivíduos que supostamente conhece a palavra ética. Sem ética não conseguimos respeitar nem a nós mesmos, quanto mais os outros.
    Missilene Moreira Lima

    ResponderExcluir
  17. Não. Pois a sociedade é regido por regras quando são infligidas há punições ou seja, moral e ética são valores que conduz o ser humano em viver na sociedade, sem estas normas de conduta este ser era capazes de se auto destruir por não ter limite e nem respeito ao outro.
    MARIA IMACULADA MOTA LIMA

    ResponderExcluir
  18. Não. Pois,desde o inicio da civilização hás regras que regem a sociedade, para que seus membros tenham limites perante se e os outros. Portanto a ética e moral regulam e norteiam a conduta humana perante a sociedade em que vive. ou seja, não é possível viver sem ética e moral em sociedade.
    TAMAR RODRIGUES DE SOUSA SILVA

    ResponderExcluir
  19. Acredito eu que não é possível viver sem é tica em uma sociedade, mesmo que esta não seja cumprida 100% por todos,enquanto a moral vai depender muito do comportamento de cada ser humano diante do que ache certo ou errado ou seja é subjetiva e individual.

    Jucileide de Figueiredo Lima

    ResponderExcluir
  20. MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA ALMEIDA18 de janeiro de 2012 às 15:52

    Não.Porque o que seria de nós seres humanos se vivêssemos sem a Ética e a Moral,a vida se tornaria um caus,quanto sendo imposto todas as regras e normas ainda acontece tantas violências,as pessoas ainda fogem,imagine se não tivesse,viveríamos como os animais a lei seria do mais forte, quem aguentasse sobreviveria e quem não conseguisse morreria.
    MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA ALMEIDA

    ResponderExcluir
  21. Veronilde bezerra dos Reis18 de janeiro de 2012 às 16:38

    Considerando escritos de Perine (1983, p. 26). “O homem é um ser moral- imoral, moral porque imoral, imoral porque pode e deve ser conduzido a moral..’’ O homem em quanto ser humano age de acordo com as tendências , necessidades e instintos, podendo mostrar-se agressivo e violento. Mas ele é também razão, e como um ser que pensa, ou seja, dotado de sentido moral pode transformar suas ações, isto é, agir com consciência em relação as atitudes contraditórias ás normas de conteúdo morais e éticos.
    Entretanto, por mais que um homem age sem moral em determinada situação, uma hora ou outra, ele toma consciencia e passa a viver com ética e moral na sociedade da qual faz parte.

    ResponderExcluir
  22. Maria Inês da Silva Guimarães18 de janeiro de 2012 às 16:39

    Não, porque como não vivemos sozinhos temos que levar em conta em o respeito ao direito do outro; considerar que algo que para mim e errado ou certo para o outro pode ser ao contrario; também temos que considerar que seguimos os valores morais e éticos também faz parte do precisarmos viver em segurança. Muitos indivíduos só são capazes de usar com inteligência a liberdade que o assiste, somente por meio do código moral e ético que está presente na sociedade ou na profissão da qual se faz parte.

    ResponderExcluir
  23. Acadêmica: Vanusa Brito da Silva,19 de janeiro 2012
    Sabendo que há sociedade com mais moral e outras não, dependendo da maneira pela qual facilitam ou dificultam o desenvolvimento da consciência ética dos sujeitos. isso porque nem sempre as regras morais visam ao bem da comunidade como um todo,pois em minha concepção não é possível viver sem ética e moral.Pois moral é o conjunto de regras de conduta assumidas livre e conscientemente pelos indivíduos, já ética é mais abstrata constituindo a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão sobre as noções e os princípios que fundamentam a vida moral. xelo professora.

    ResponderExcluir
  24. Maria Zélia Costa de Oliveira, 19 de Janeiro 2012
    Não é possivel, pois Ética e moral são valores indispensáveis para um ser humano viver bem em sociedade.

    ResponderExcluir
  25. Acadêmica: Maria Gêrlande da Rocha Frazão Lopes.
    É possível viver sem ética e moral na sociedade?
    Não.Em meio à tantas frustrações ocorridas no meio que vivemos, é impossível convivermos sem as mesmas. No entanto,é necessário, ambas participarem ativamente do processo de construção do indivíduo como o todo. Cabe então, pormos em prática os valores, que até então, estão sendo desrespeitados na maioria das vezes.

    ResponderExcluir
  26. Acadêmica:Antônia Miranda Marinho
    Filosoficamente não, porque ética e moral estão interlaçados de acordo com os princípios e ações dos indivíduos.
    Certamente uma sociedade sem ética e sem moral seria uma banalização por parte da população, possivelmente não haveria compromisso, carácter,respeito e dignidade uns com os outros.

    ResponderExcluir
  27. Não é possível, porque, todo ser humano para viver, precisa obedecer normas de convivência, mesmo que seja nos grupos dos piores bandidos. Pois o homem desde os primeiros meses de vida ele começa a seguir normas e regras que pode lhe conduzir ao bem ou ao mal.

    ResponderExcluir
  28. Não,pois o indivíduo necessita de normas e regras para nortear sua conduta.Moral e ética varia de pessoa para pessoa, pois o ser humano é dotado de senso ético e consciência moral, onde este pensa sobre o modo de agir de si mesmo e dos outros.
    OSANA MARIA DAMASCENO MARTINS.

    ResponderExcluir
  29. Não é possível, pois o homem é um ser ético e moral que convive com regras, normas a todos os momentos,seja para lhe conduzir ao bem ou ao mal.No entanto, é impossível um ser humano viver bem em sociedade sem estes valores que são indispensáveis á conduta humana.
    DIDIANA BRITO DA SILVA

    ResponderExcluir
  30. Anônimo Jan. 19,2012 É possível viver sem ética e moral na sociedade?
    Não, O cidadão sem ética e sem moral fere os direitos dos outros cidadãos, pois somos seres inerentemente sociais, dependemos uns dos outros para a organização da vida social.
    Elizângela Dos Santos Silva

    ResponderExcluir
  31. Não,pois a ética e a moral existe para que os seres humanos aprendam a viver em sociedade,a cumprir os seus deveres, a viver e agir sem prejudicar o próximo.
    Se não existisse ética e moral as pessoas não respeitariam o próximo,seria um verdadeiro caos,seria uma guerra de olho por olho e dente por dente.
    FRANCISCA CRUZ DA SILVA

    ResponderExcluir
  32. O ser humano para viver necessita de afeto, amor, carinho, compreensão e está ligado á ética e a moral, fundamentais para a educação e a formação. Moral é o conjunto de deveres derivados da necessidade de respeitar as pessoas, nos seus direitos e na sua dignidade. Ética é a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. Portanto para que o sujeito possa ter uma boa convivência, é necessário a aplicação desses conceitos.
    Não seria possível a convivência entre as pessoas sem a relação e aplicação da ética e a moral.

    MARIA DE JESUS DOS REIS MELO

    ResponderExcluir
  33. Sabe-se que a moral e a ética são princípios fundamentais na nossa sociedade.Portanto é necessário que os seres humanos estejam aplicando os conceitos da ética e a moral,pois não seria possível haver uma condição aceitável de vida sem este relacionamento.
    TÂNIA DIVINA SILVA BANDEIRA

    ResponderExcluir
  34. Não porque o ser humano é um ser social, que está sempre em convivio com as outras pessoas, e aprendendo as normas e regras estabelecidas pela sociedade.
    IVANILDE RIBEIRO

    ResponderExcluir
  35. Não!
    Pois acredito que o moral e a ética são colocadas em evidência com o intuito de resgatar valores hoje considerados antiquados, mesmo que cheguemos a duvidar da existência desses, ao levarmos em conta os responsáveis pela criação das nomas éticas e do quão pouca importância lhe dão, não devemos esquecer que existem muitos outros homens e mulheres dotados de um senso crítico justo e de uma moral inquestionável.

    GILMARA BANDEIRA ROCHA MOTA

    ResponderExcluir
  36. Não!
    Pois acredito que a moral e a ética são colocados em "evidências" com o intuito de resgatar valores hoje considerados antiquados, mesmo que cheguemos a duvidar da existência desses ao levarmos em conta os responsáveis pela criação das nomas éticas e do quão pouca importância lhe dão, não devemos esquecer que existem muitos outros homens e mulheres dotados de um senso crítico justo e de uma moral inquestionável.

    GILMARA BANDEIRA ROCHA MOTA

    ResponderExcluir
  37. Não.Uma vez que os valores eticos e morais e o que nos tornam livres. VALTERLINA DA CONCEIÇÃO ALVES

    ResponderExcluir
  38. Acadêmica:Cristiane Marinho Silva Bezerra
    Não!
    Pois moral e ética são comportamentos que dependem um do outro,para que sejamos respeitados perante a sociedade.

    ResponderExcluir
  39. Não!
    pois somos seres sociais,e vivemos em sociedade, grupo,dependo um do outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não!!
      pois somos seres sociais, vivemos em sociedade,em grupo,depedendo um do outro .E isso não seria possivel sem que havesse normas e regras que designassen ações consideradas positivas ou negativas para os mesmos.
      MARIA DA LUZ PEREIRA CUNHA .

      Excluir
  40. Não, levando em consideração ao conceito de ética e moral não é possível viver sem ambos na sociedade.Pois o
    que mais se encontra hoje na politica, nos grupos, nas famílias,e nas instituições são pessoas que para melhorar as condições financeiras agem com falta de ética e demostram que não tem valores e então nos deparamos com uma realidade de desrespeito, de corrupção e muitas outras coisas por falta de ética e moral na sociedade.Cabe a nós termos a responsabilidade de cumprirmos nossos direitos e deveres para com a sociedade em que vivemos para termos um mundo digno e prazeroso de se viver.

    Maria de jesus Lima da Costa

    ResponderExcluir
  41. Maria Cléia de Oliveira Bezerra20 de janeiro de 2012 às 08:21

    Não, porque vivemos em sociedade e devemos respeitar-se mutuamente, pois sem ética e moral é impossível que aja uma ligação humana entre os indivíduos. Por isso é bom lembrar que sem esses dois fatores importantíssimos a sociedade se transformou em um caos maior do que estamos vivendo

    ResponderExcluir
  42. Não. Até por que a existência da ética e moral fazem parte de toda uma estrutura condicional para a existência da própria sociedade. É a partir delas que os seres humanos através da sua racionalidade conseguem estabelecer condutas de comportamentos que os possibilitem viver juntos e o que os diferencia de todos os outros animais.
    Helena Gomes Pereira Neta

    ResponderExcluir
  43. Não. Até porque a existência de ambas fazem parte de uma estrututa condicional para a existência da própria sociedade, o que por sua vez equivale a critérios de condutas de comportamentos que os possibilita viver junto de outras pessoas de modo que os diferencia de outros animais.Helena Gomes Pereira Neta.

    ResponderExcluir
  44. De forma alguma,pode-se até mesmo inferir que é a Ética e a Moral na sua aplicabilidade garante a sobrevivência da humanidade. Uma vez assistidas, são elas que "freiam" algumas ações suspeitas quanto às consequências das mesmas, o que por sua vez, serve de alerta à ocorrência de ações cada vez mais egoístas e menos preocupadas com as consequências das mesmas para outras pessoas.Ou seja, precisamos nos guiar através da Ética e da Moral afim de que consigamos sobreviver.
    João Lourenço.

    ResponderExcluir
  45. Certamente que não, pois em nosso cotidiano estamos sempre nos deparando com situações em que devemos optar por fazer o certo ou o errado, seguir o bem ou o mal.Com isso fica evidente de que para fazermos parte de uma sociedade é preciso vivermos sempre em contato com estes dois grandes termos "ética e moral", tendo em vista que a vida é feita de escolhas.Escolhas estas que nos dirá de fato se estamos nos comportando como seres éticos e morais, priorizando uma boa convivência com o próximo, dentro da sociedade em que estamos inseridos.
    Rosilene Resplandes Rocha

    ResponderExcluir
  46. Obs: Atividade do dia 07.01.2012
    Os seres humanos se tornam seres morais através da educação?
    É claro que sim, pois é através da educação que passamos a ter a maturidade para sabermos se o modo como estamos agindo é certo ou errado, para vivermos em uma sociedade que prioriza o bom relacionamento entre os indivíduos. É também através da educação que nos tornamos cidadãos críticos, participativos e conscientes, capazes de nos responsabilizarmos pelos nossos atos ,ou seja,a arcarmos com as consequências ocorridas através das nossas escolhas.
    Nos dias atuais fica evidente a importância que a educação tem em relação a nossa moralidade, pois ela define de modo claro o termo "moral" e qual os passos que devemos seguir para estarmos sempre de acordo com os seus preceitos e fundamentos, visando tornar o mundo mais justo e humano.
    Rosilene Resplandes Rocha

    ResponderExcluir
  47. PROFESSORA POSTE O GABARITO DA PROVA DE ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA. POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  48. Sivanilde Maria da Silva20 de janeiro de 2012 às 11:44

    Não. Porque tanto a Ética quanto a moral funcionam como alicerce para a vida social norteando as ações do homem que vive em conjunto.

    ResponderExcluir
  49. Não.Porque,a ética é o principio da dignidade humana é a base do saber,por exemplo:Respeito mútuo,justiça,diálogo e solidariedade.A ética e a moral e o que faz-nos ter razão de ser valorizado,reispeitado no meio em que vivemos.Se você tem ética também tem moral.São basedo nesses valores fundamentais que teremos uma sociedade justa.

    Assina:José Domingos carreiro da sila

    ResponderExcluir
  50. Não! A ética e muito importante na sociedade. Como podemos viver sem ética. A ética é o conjunto de princípios e valores para a conduta correta.

    Assina: Sivanilde Maria da Silva

    ResponderExcluir
  51. Não, pois como vivemos em grupos sociais não conseguiríamos conviver-mos sem normas e valores a serem respeitadas por ambos,pois a norma moral e ética , deve valer para mim e para os outros em nossa convivência social.
    VANUSA DE SOUSA MORAES.

    ResponderExcluir