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domingo, 27 de janeiro de 2013

Formação Pedagógica- Escola Municipal Paulo Freire - Projeto Didático para o período diagnostico


PROJETO DIDÁTICO:      Toda Criança tem um nome.
 PÚBLICO ALVO: Educadores e Educandos da Escola Municipal Paulo Freire.
PERÍODO: 31/01 à 28/02/2013
CULMINANCIA: 28/02/2013
EDUCADORES ENVOLVIDOS: Docentes da Educação Infantil ao 9º ANO e Educação de Jovens e Adultos.
AUTORAS: Cleres Carvalho do Nascimento Silva, Elizabete Alves de Sousa, Izaura Caitano de Oliveira, Marli Oliveira de Sousa

1.0  JUSTIFICATIVA:

Nesta nova visão de educação a leitura e a escrita na atualidade é um dos maiores desafios das escolas. Sendo estimulada de forma criativa, possibilita o prazer e o gosto pela leitura, bem como permite a utilização da escrita no contexto social. Pensando nesse contexto, o Projeto “Toda criança tem um nome”  tem como objetivo oportunizar aos alunos de forma interdisciplinar uma aprendizagem significativa, partindo da escrita correta do nome próprio do aluno uma vez que o mesmo  tem  característica única e representa suas origens cultural e social.
O referido projeto será desenvolvido no Período diagnóstico de 31/01 à 28/02/2013 onde serão propiciadas atividades dinâmicas, de fácil compreensão, que possam envolver aspectos do conhecimento curricular de forma lúdica e criativa favorecendo o interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar o nível de qualidade da aprendizagem dos alunos, bem como favorecer o relacionamento interpessoal entre educadores e educandos, educandos e educandos.

2 – OBJETIVOS:
2.1 GERAL:
Ø  Oferecer atividades que envolvam a pratica de leitura e escrita, de forma interdisciplinar partindo da escrita correta do nome próprio do aluno uma vez que o mesmo tem característica única e representa suas origens cultural e social.
2.2 ESPECÍFICOS:
Ø  Criar estratégias para que os educandos possam conhecer a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita).

Ø  Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios.


Ø  Identificar à escrita e origem do próprio nome.
 3.0  Metodologia
Ø  Língua Portuguesa: Trabalhar o alfabeto (maiúsculo e minúsculo), através de cartazes. Construção de texto envolvendo a origem dos nomes dos alunos, bem como a história da Fundação da Escola e por que do nome Escola Municipal Paulo Freire.
Ø  Matemática: Montar gráficos com o percentual envolvendo a naturalidade e a nacionalidade dos educandos. Utilize a lista de freqüência para trabalhar a quantidade de meninos e meninas na sala de aula, bem como as datas de nascimento dos educandos. (Revisar as quatro operações)
Ø  História: Construir com os educandos um Projeto de Pesquisa envolvendo a história de vida dos mesmos.
Ø  Ciências: Montar a árvore genealógica da família de cada educando. 
Ø  Geografia: Trabalhar as categorias geográficas. (lugar de nascimento, região, pais).
Ø  Artes: Construção de crachá com o nome completo dos educandos (Confeccionado pelo próprio educando). Fazer cartaz com os nomes de todos os alunos da sala. • Montagem de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidas. 
Ø  Inglês: O alfabeto na Língua Inglesa.
Ø  Educação Religiosa: A origem da vida e a diversidade ética e religiosa dos educandos, e os Direitos e deveres dos mesmos.
Ø  Educação Física: • Análise da certidão de nascimento ou RG dos educandos  (trabalho com documento), verificar da data do nascimento a cor, filiação. (Construir uma ficha de identificação)


Obs.: Em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. Na chamada diária chame os educandos pelo o nome próprio
4.0 – RECURSOS
Ø  Cartazes, data show, fotos, computador, régua, Lista de Chamada.
5.0 – AVALIAÇÃO
Ø  Será observada a participação ativa do aluno em sala, bem como o grau de envolvimento nas atividades.
6.0 – CULMINÂNCIA: Dia 27/02/2013
Ø  Provão de Língua Portuguesa e Matemática. (3º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos)

Ø  Momento Lúdico envolvendo os alunos da Educação Infantil ao 2º ano. As apresentações devem priorizar os aspectos trabalhados no Projeto Didático desenvolvido.
 7.0 – REFERENCIAS:
Ø  Ferreiro, E & Teberosky A. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas. 1988.

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