Prefeitura Municipal de Imperatriz
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Paulo Freire
LEI MARIA DA PENHA
“Além de punir mais duramente a violência doméstica e familiar contra a mulher, a nova lei alcança agressões entre pessoas do mesmo sexo.”
Imperatriz-MA
2010
A Escola Municipal Paulo Freire, foi fundada em 1992, pelo então Prefeito Municipal Davi Alves Silva, inicialmente denominada Ciei-II Centro Integrado de Imperatriz-MA, entrando em funcionamento no ano de 1993, constituída administrativamente pela Diretora Professora Creuza Batista da Silva Almeida, tendo como Vice-Diretora a Professora Francelina Reis Silva, funcionando nos turnos matutino e vespertino, atendendo as modalidades da Educação Infantil e ensino fundamental. Funcionando nos três turnos com 1057 alunos regularmente matriculados. Possui 28 salas de aulas, biblioteca, Laboratório de Informática, Salas de Mídia, Leitura e Educação Especial, Departamento de Educação Física, Quadra Poliesportiva, banheiros instalados de acordo com as modalidades de ensino atendidas, priorizando a inclusão Social seguindo os padrões legais determinado pelo Governo Federal.Atualmente e administrada pelas professoras: Marli Oliveira Sousa e Cleres Carvalho do Nascimento Silva.
Projeto Mensal – “Toda mulher tem direito a uma vida livre sem Violência.”
Eixo Temático – Ética e cidadania.
Tema Gerador – Lei Maria da Penha.
Período – 01 a 30 de março de 2010.
Justificativa:
No dia 07 de agosto de 2006 foi sancionada pelo Presidente da República a Lei 11.340/06 – a Lei Maria da Penha, que traz em seu bojo, algumas inovações que são determinantes para a uma punição mais rigorosa aos agressores das mulheres. Dentro deste contexto e indispensável que esta lei se torne conhecida por toda a sociedade. Nesta linha de pensamento a Escola Municipal Paulo Freire, desenvolverá o Projeto “Toda Mulher tem direito a uma vida livre sem violência”, envolvendo os alunos desde Educação Infantil ao 9º anos e Ed. Jovens e Adultos no mês de março, objetivando a construção e a formação de cidadãos éticos, críticos e acima de tudo que saiba valorizar a mulher, contribuindo assim para minimizar o numero de agressão as mulheres.
Objetivo Geral:
Disseminar a relevância da Lei Maria da Penha no intuito de conscientizar os educandos e comunidade escolar acerca dos direitos e amparo que a Lei traz para a defesa da mulher e resgate da sua cidadania.
Interdisciplinando o Tema Gerador
Ciências – O corpo humano, o parelho reprodutor feminino e a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.
Ensino Religioso – A mulher o contexto religioso.
Educação Física: As modalidades e desempenho da mulher nos esportes, focalizar as mulheres que se destacam no esporte em Imperatriz-Ma.
Metodologia:
Recursos:
<>
Avaliação:
Performance do aluno em sala
Ponto Alto do Projeto:
Dia 08/03/2010- Realização de:
Um dia de Beleza (corte de cabelo, depilação, etc.) para as mães da comunidade;
Palestra Formativa sobre a Lei Maria da Penha, às 17: OO h.
Coquetel - 19.00h
Gestora Geral: Marli Oliveira de Sousa
Gestora Adjunta: Cleres Carvalho do Nascimento Silva.
Coordenadora Pedagógica do 6º ao 9º Ano: Izaura Caetano de Oliveira.
Supervisora: Corina Fregona.